Este verão, cozinha em campo com precaução

Nos meses de maior calor, qualquer descuido com o fogo tem perigos acrescidos. Sabes que cuidados deves ter a cozinhar em campo para reduzir a probabilidade de causar um incêndio?

Segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foram registados 107 incêndios causados por fogueiras utilizadas para a confeção de comida entre 2021 e 2023. Por isso, quando faz mais calor, devemos ter uma atenção redobrada para manter as condições de segurança, que são transversais ao ano inteiro, enquanto cozinhamos ao ar livre. 

Deves, primeiramente, desmatar toda a área em torno da cozinha e afastar os materiais inflamáveis da zona de fogo, que deve estar ladeada com proteções feitas de materiais não inflamáveis, como o metal, para que impeçam a propagação das chamas e as protejam do vento. Num fogão a gás, procura afastar a botija do bico do fogão, mantendo uma distância de pelo menos 1,5 m.

Será boa ideia nomear um responsável pela segurança que, em conjunto com o cozinheiro, tem acesso privilegiado à zona de fogo. O responsável deverá cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, estar sempre atento ao uso do fogo e estar pronto para o extinguir, caso necessário, dispondo do material de extinção de incêndios (balde de água, pá e areia, extintor e/ou manta ignífuga), que deve estar perto da cozinha. É de relembrar que o fogo que deflagra em gordura, como o óleo, nunca pode ser extinto com água, pois o contacto com esta causa uma explosão.

Enquanto o fogo está aceso, é de evitar totalmente as brincadeiras perto da cozinha, pois qualquer tropeção pode causar um acidente grave. 

Antes de cozinhares em campo, lembra-te de te informares acerca da realização de fogueiras, acendimento de fogões ou candeeiros alimentados por algum fluido combustível (gás, petróleo, entre outros), assim como a permanência e/ou circulação nas áreas florestais durante o período crítico, definido anualmente em portaria.

Texto: Catarina Valada.

Fontes: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC).

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.