Concurso Nacional de Fotografia 2024: 7 dicas para fotografar atividades escutistas

Queres participar no Concurso Nacional de Fotografia 2024 mas não sabes por onde começar? A Flor de Lis traz-te algumas dicas fotográficas para te “desencalhar”. Podes submeter as tuas fotografias até 30 de setembro.

  1. Conhece a tua câmara: Antes de começares a tirar fotos, explora as funcionalidades da tua câmara, seja no telemóvel ou numa máquina fotográfica. Aprende a usar o foco, a ajustar a exposição e a explorar modos de fotografia diferentes, como o retrato, paisagem, ou macro. Compreender as capacidades do teu equipamento é o primeiro passo para tirar boas fotografias.
  2. A composição é essencial: A composição é a forma como organizas os elementos na tua fotografia. A “Regra dos Terços” é uma técnica simples e eficaz: imagina a tua imagem dividida em nove partes iguais, com duas linhas horizontais e duas verticais. Posiciona os elementos mais importantes ao longo dessas linhas ou nos pontos onde elas se cruzam. Isto cria uma imagem mais equilibrada e visualmente interessante.
  3. Aproveita a luz natural: A captação fotográfica não é muito mais do que a entrada de luz num obturador. Sem luz, não consegues fotografar. Por isso, para facilitares o teu trabalho, fotografa com luz natural, especialmente durante as primeiras horas da manhã ou ao final da tarde, quando a luz é suave e dourada. Se estiveres a fotografar no interior, posiciona-te perto de uma janela para captar a luz disponível.
  4. Experimenta ângulos diferentes: Não te limites a tirar fotos ao nível dos olhos. Experimenta fotografar de ângulos diferentes para dar uma nova perspetiva ao teu tema. Baixa-te, coloca-te em bicos de pés, inclina a câmera ou move-te em redor do objeto. Esta variação pode resultar em fotos mais dinâmicas e interessantes.
  5. Tem atenção ao fundo: Não subestimes a importância do fundo da tua fotografia. Podes achar que o primeiro plano do objeto está excelente, mas se este for enquadrado num fundo distrativo . Se o fundo não for o ideal, muda de posição ou ajusta a profundidade de campo para desfocar o fundo e destacar o tema.
  6. Captura a emoção: As fotografias mais memoráveis são aquelas que capturam emoções verdadeiras. Seja um sorriso, uma expressão de surpresa ou um momento de interação, procura captar bons e genuínos momentos nas tuas fotos. 
  7. Edita com moderação: Podes querer ajustar as tuas fotografias para as melhorar. Usa ferramentas de edição para ajustar a luminosidade, contraste e saturação. No entanto, evita exagerar nos filtros ou nas edições! 

 

Como qualquer outra competência, a fotografia melhora com a prática. Experimenta fotografar diferentes temas: paisagens, retratos, detalhes da natureza, ou objetos. Quanto mais praticares, melhor irás desenvolver o teu próprio estilo fotográfico. E lembra-te, a fotografia é uma arte pessoal e criativa. Não há uma maneira “certa” ou “errada” de fotografar, por isso diverte-te a captar as tuas atividades escutistas! E não te esqueças de submeter as tuas melhores obras ao Concurso Nacional de Fotografia, até dia 30 de setembro, para te habilitares a ganhar uma máquina fotográfica. Sabe tudo aqui.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

ler mais »

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.

ler mais »