Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência perante Deus, cheguei à conclusão de que as minhas forças, devido a uma idade avançada, não são capazes de um adequado exercício do ministério de Pedro, afirmou Bento XVI, no discurso em que anunciou a sua decisão, continuando:
“Por isso, sendo consciente da seriedade deste ato, e em plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, sucessor de S. Pedro. De forma que, a partir do dia 28 de Fevereiro de 2013, às 20h (19h em Lisboa), a sede de Roma, a sede de S. Pedro vai ficar vaga e deverá ser convocado, através daqueles que têm competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.” Sendo que a Igreja Católica ficará, depois das 19 horas do dia 28 de fevereiro, em “Sé Vacante”.
“Sé Vacante” é o período que tem início com a renúncia do Papa, durante o qual é feita a convocação do Conclave e a eleição do seu sucessor. Até eleição de um novo Papa a direção da Igreja Católica fica sob a responsabilidade do Colégio Cardinalício ou Colégio dos Cardeais.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de : Manuel Joaquim.