Caminheiros do 1357 São João de Ver em Serviço na Casa Ozanam

No dia 10 de julho, a Casa Ozanam recebeu por um dia e com muita alegria os escuteiros, mais precisamente os Caminheiros do Agr. 1357 de São João de Ver, para uma pequena aventura com os seus utentes!

Usando o Lema do Escutismo, os Caminheiros estão sempre Alerta para Servir. À procura de darem sempre o seu melhor, surgiu a ideia de realizar e preparar uma atividade diferente, isto é, levar o Escutismo à Casa Ozanam. Logo começaram os contactos para ver se era viável. Assim que chegou o sim, começou a motivação da Tribo, e fomos ao desafio de fazer a mudança num dia na Casa Ozanam. A preparação dos jogos para os utentes de ensino especial foi o maior desafio, pois sabendo que têm várias limitações, os obstáculos que íamos encontrar seriam muitos para desenvolver as suas capacidades e descobrir habilidades e gostos dos utentes que os motivasse a aprender mais pela ação e a perceber a utilidade do que aprenderam. Assim sendo, a utilização do projeto escutista foi uma mais valia, pois ter um desafio coletivo com uma meta clara e incorporar uma variedade de oportunidades educativas com o objetivo comum através do seu esforço pessoal em desenvolver a responsabilidade e a descoberta dos seus talentos e treinar as suas competências para criar hábitos de utilização e funcionamento no seu dia a dia.

Os Caminheiros começaram por dinamizar diferentes atividades de escutismo, isto é, preparar um dia de Escutismo para os utentes do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e da USO (Unidade Sócio-Ocupacional). Sendo que formar equipas, preparar gritos, organizar jogos, foi uma aventura para eles, a dedicação e o carinho com que esta atividade se desenvolveu para os utentes, deixou os Caminheiros de coração cheio e os utentes com uma enorme alegria, deixando o pedido para repetir.

 

Se queres ver as notícias do teu Agrupamento no site da Flor de Lis, envia-nos a reportagem e fotografias das tuas atividades para o e-mail geral@flordelis.pt. Contamos com a tua colaboração!

Texto e fotos: Ângela Pinto (Pantera Dedicada).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.