Incêndios florestais: Nota do Departamento Nacional de Proteção Civil

Nos últimos dias, Portugal tem sido fustigado por grandes incêndios, nomeadamente na zona centro e norte do território nacional. O DNPC está atento à evolução da situação.

Numa nota divulgada pelo Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC), este garante estar, junto das estruturas regionais, a monitorizar a necessidade de intervenção e apoio no terreno. Mais adianta que “aguardamos, por parte dos municípios afetados pelos incêndios rurais, uma listagem de bens mais necessários, para que, de forma coordenada, sejam recebidos e encaminhados, e não haja, à imagem de outras situações, armazenamento de bens que não serão utilizados por serem dispensáveis”.

O Departamento Nacional de Proteção Civil aconselha a que os agrupamentos permaneçam atentos às informações em atualização, “pois brevemente, na fase de reabilitação, poderemos vir a ser solicitados no apoio às populações”. Deste modo, devem aguardar as diretrizes do DNPC para proceder com as ações de apoio, de modo a não sobrecarregar as estruturas locais e o combate aos incêndios.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, há, no momento de publicação deste artigo, 128 ocorrências relativamente aos incêndios que deflagram no território nacional, com 5441 operacionais no terreno.

Texto: Catarina Valada.

Fonte: Departamento Nacional de Proteção Civil e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.