Explorer Belt: Cintos entregues e missão cumprida!
Aconteceu no dia 29 de setembro, em Santarém, a apresentação pública das expedições do Explorer Belt e a entrega dos respetivos cintos.
Este foi o culminar de cerca de um ano de trabalho. Tudo começa com uma candidatura, às vezes um pouco a medo, mas com uma grande vontade de abraçar esta aventura, de busca e de superação. Após uma primeira seleção dos candidatos, há lugar a um fim de semana intenso de seleção, onde os candidatos passam por várias entrevistas, com o objetivo de averiguar se estão preparados para uma atividade desta natureza. Passa-se então à formação das duplas, escolha de percursos e projetos e toda a preparação. Aqui se inclui um fim de semana em dupla, com caminhada e mochila às costas. Chega então o grande momento: 200km a pé, num país estrangeiro, orçamento reduzido, um projeto para cumprir e desafios extra!
E foi por tudo isto que as 9 duplas que no dia 29 de setembro receberam o cinto passaram.
O Explorer Belt não é sobre receber o cinto, muito menos sobre fazer 200km a pé. É sobre superação, crescimento pessoal e amizade. É sobre ser Caminheiro.
Uma atividade para todos. E tu, és para o Explorer Belt?
Próxima edição: 2026.
Texto e fotos: Equipa de suporte do Explorer Belt 2024.
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.