Nesta atividade, estiveram presentes 47 participantes, provenientes dos Clãs Académicos de Lisboa, Porto, Beira Interior, Aveiro e Coimbra que viveram o imaginário “Sermão de Santo António aos Peixes”. Estes foram divididos por tribos mistas, para trabalharem a árdua faina.
Durante o fim de semana foram várias as dinâmicas de raide e serviço, momentos de partilha de sugestões, vivências e aprendizagens entre os Clãs Académicos, com o intuito de continuarem o seu percurso e de se poderem ajudar mutuamente a tornarem-se melhores cidadãos, rumo ao Homem Novo.
Ao longo desta atividade, os Caminheiros e Dirigentes tiveram ainda a oportunidade de conviver numa ceia nacional, apresentar os seus clãs num Fogo de Conselho e participar numa Eucaristia presidida pelo Assistente Nacional na Capela do Campo São Jacinto.
A experiência de organizar um Encontro Nacional de Clãs Académicos permitiu ao CAAv aprender a gerir tarefas, tempo e expectativas e a trabalhar com compromisso para proporcionar aos participantes um ENCAs memorável.
O V ENCAs teve como objetivo transmitir e partilhar conhecimentos e vivências dos participantes acerca das suas regiões, das suas tradições académicas e fortalecer relações, promovendo aspetos de reflexão individual e de evolução para compreenderem o seu caminho.
No fim do Encontro, todos tiveram a alegria de ouvir discursos do Assistente Nacional, do Pe. Daniel Nascimento, da Chefe Sara Amaral da Equipa Nacional da IV, da Chefe Carolina Figueiredo da ClaRAs, do Chefe Regional de Aveiro, José Carlos Santos, do Chefe da Secretaria Pedagógica de Aveiro, Álvaro Castanheira, do chefe do CAAv, Cândido Mendes, e dos Coordenadores do ENCAs, Filipe Rodrigues, Carolina Rodrigues, Bárbara Figueiredo e Marta Neves.
No término do V ENCAs, Caminheiros e Dirigentes de diversas regiões saíram com um sorriso na cara e de mochila às costas com a certeza de que encontraram um outro albergue no seu CAminho!