
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
O DNA tem um forno solar para oferecer ao Centro ou Campo Escutista com a melhor proposta pedagógica de aproveitamento energético do sol. Apresenta a tua candidatura até 28 de dezembro.
A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA) e do Departamento Nacional de Centros Escutistas (DNCE), está a promover o concurso “Workshop de Cozinha Solar”. Os Centros ou Campos Escutistas habilitam-se a ganhar um forno solar do tipo de caixa da marca “Sun Cook”, que será oferecido à candidatura que apresentar a melhor proposta de oportunidade pedagógica para explorar as potencialidades da cozinha solar e divulgar a importância do sol tanto no quotidiano como nas atividades escutistas.
A fase de candidaturas está aberta desde 8 de outubro e termina a 28 de dezembro. Os Centros ou Campos Escutistas devem enviar as suas propostas pedagógicas através deste formulário, ou, em caso de dificuldades, por email através do endereço ambiente@escutismo.pt. As propostas devem ser submetidas em formato de documento (PDF) ou de apresentação (Powerpoint, Prezi, etc). O vencedor será divulgado a 25 de janeiro de 2025 via email e receberá o forno solar através da morada indicada no formulário de candidatura.
No âmbito do Desafio Scouts Go Solar da Earth Tribe, o Programa Mundial de Ambiente da WOSM, este concurso procura sensibilizar sobre as aplicações da energia solar num estilo de vida sustentável. Para tal, a cozinha solar demonstra-se como uma alternativa não poluente para a confeção de alimentos em campo. Recorrendo ao forno solar, é possível utilizar a radiação do sol para cozinhar substituindo os fogões a gás, o que diminui a pegada de carbono da atividade e a dependência aos combustíveis fósseis.
Consulta o regulamento do concurso “Workshop de Cozinha Solar” na circular 16-SNAS-2024, disponível neste link. Para esclarecimentos adicionais, contacta a organização através do email ambiente@escutismo.pt.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference