Clã 127 Santa Teresa de Calcutá vence a 23ª edição do FESCUT

O Clã 127 do Agr. 1369 Santa Marta do Casal de Cambra é o grande vencedor do XXIII FESCUT! O festival encheu a cidade de Odivelas de música escutista entre os dias 8 e 10 de novembro.

Odivelas foi o cenário escolhido para acolher a edição de 2024 do Festival Nacional de Canção Escutista, que decorreu entre os dias 8 e 10 de novembro. Organizado pelo Clã 77 do Agr. 879 da Póvoa de Santo Adrião, vencedor do festival em 2023, o XXIII FESCUT reuniu Caminheiros de todo o país no Núcleo Moinhos de Vento em torno da música escutista.

A noite de 9 de novembro foi o ponto alto do XXIII FESCUT, com o grande espetáculo que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Entre os premiados, o Clã 77 Santo António Maria Claret do Agr. 740 Areosa venceu o Melhor Vídeo, o Clã 127 Santa Teresa de Calcutá do Agr. 1369 Santa Marta do Casal de Cambra conquistou o prémio de Melhor Letra e o Clã São João Evangelista do Agr. 1371 Recarei foi distinguido pela Melhor Interpretação. Na classificação geral, o Clã 127 obteve o primeiro lugar, seguido pelo Clã 9 do Agr. 143 São Mamede de Infesta em segundo, e pelo Clã 26 São Paulo do Agr. 64 de São José Setúbal em terceiro. Como o Clã vencedor pertence à Região de Lisboa, que recebeu a edição deste ano, o FESCUT será organizado pelo Clã 9, que conquistou o segundo lugar, levando o festival de música escutista à Região do Porto.

Para Miguel Bom, membro da equipa organizadora e Caminheiro do Agr. 879 da Póvoa de Santo Adrião, a atividade foi especialmente marcante. Foi, para ele, inspirador «ver tantos clãs a vir de vários pontos do país para se juntarem pela música», ao mesmo tempo que reconheceu o desafio que a organização do festival representou. Miguel Santos, Chefe de Unidade do Clã anfitrião, partilhou o orgulho de receber o FESCUT em casa e destacou o trabalho árduo, mas sempre em clima de festa, do seu agrupamento. Em 2023, contou-nos o Chefe de Unidade, o Clã 77 sagrou-se vencedor com a canção “Fogo no Olhar” e este ano deu continuidade a este conceito com o tema do festival “Liberta a chama que há em ti”.

O festival contou com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, que se fez representar no espetáculo pelo Presidente da Câmara Dr. Hugo Martins e membros do Gabinete da Juventude, e da Junta de Freguesia da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, representada pelo Presidente da Junta Dr. Rogério Breia. Estiveram também presentes o Chefe Nacional Ivo Faria e a Secretária Nacional para os Projetos Inês Graça, da Junta Central, e membros da Junta Regional de Lisboa e da Junta do Núcleo Moinhos de Vento.

Organizado anualmente, o FESCUT, destinado a Caminheiros, Companheiros e Aeronautas, já faz parte da História do CNE. Em março de 1999, decorreu a 1ª edição na Gafanha do Carmo, Aveiro, fruto do sonho de um grupo de Caminheiros que partilhavam a paixão pela música escutista. O XXIV FESCUT será organizado pelo Clã 9 do Agr. 143 São Mamede de Infesta, marcando os 25 anos do festival. 

Sabe tudo sobre esta edição do Festival Nacional de Canção Escutista e as anteriores no novo site do FESCUT, disponível em fescut.escutismo.pt

Texto: Catarina Valada.

Fotos: Equipa de organização do XXIII FESCUT.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.