Cristian Moldovan, Consultor da WOSM, esteve presente no UNO 2.0 24

A Flor de Lis esteve à conversa com Cristian Moldovan, escuteiro romeno e Consultor para o Serviço de Comunicação da WOSM. Cristian dinamizou o workshop “Falar de Escutismo a não-escuteiros” no UNO 2.0 24.

Flor de Lis (FL): Que trabalho fazes para a WOSM?

Cristian Moldovan (CM): Sou Consultor para o Serviço de Comunicação. A WOSM disponibiliza 12 serviços às NSO (organizações escutistas nacionais) para as apoiar e a comunicação é um deles. E eu sou um dos consultores.

FL: Foste convidado para o UNO 2.0 24 para dinamizar um workshop. De que se tratou?

CM: É um workshop que eu acho muito necessário. Fi-lo no Roverway e o contingente português descobriu-o e disse “Nós queremos isto no UNO!”. Como escuteiros, temos o desafio de falar de escutismo a não-escuteiros. As pessoas acabam por se dispersar e dizer coisas mirabolantes e este workshop procura ajudar os escuteiros a falar de escutismo sem assustar as pessoas.

FL: Como surgiu o convite para vires dar este workshop?

CM: Foi no seguimento do Roverway porque dei este workshop lá. A Secretaria Internacional e a Filipa [Aroso] perguntaram se eu poderia repetir aqui no UNO porque perceberam que isto seria muito útil para Portugal. Disseram-me que vocês, enquanto país, também não estão absolvidos deste problema, de quando falamos de escutismo as pessoas pensarem que somos malucos. Não percebem porque fazemos isto, porque colaboramos enquanto voluntários – sem remuneração! (risos)

FL: E estás a gostar de Portugal e aqui da nossa atividade?

CM: Adoro o conceito do UNO! É brilhante ser baseado no jogo, com as cartas e tudo, as interações divertidas com as pessoas… É ótimo.

Para mim, Portugal é um país fantástico. É a segunda vez que cá venho. Eu vivo nos Países Baixos. Neste momento, em novembro, só temos céus cinzentos e aqui temos o sol a brilhar. É absolutamente fantástico, não só o tempo e a natureza, mas também as pessoas. Encontro cá muita afabilidade e abertura. E a comida… (risos)

Entrevista: Catarina Valada.

Foto: António Rendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.