Celebra o Dia Internacional dos Direitos da Criança!

Hoje comemoramos o Dia Internacional dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de novembro desde 1954 para relembrar a importância de proteger, valorizar e promover os direitos fundamentais das crianças e jovens.

Constituído pela ONU em 1954, o Dia Internacional dos Direitos da Criança celebra-se anualmente com a finalidade de alertar e sensibilizar para os direitos dos mais novos em todo o mundo. Em 1959, nesse mesmo dia, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança. 30 anos depois, em 1989, foi implementada a Convenção sobre os Direitos da Criança, assente em quatro pilares civis, políticos, económicos, sociais e culturais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

No Escutismo, reconhecemos a centralidade da criança e do jovem como protagonistas das suas vidas e agentes de transformação na sociedade. Promovendo uma cidadania ativa, valores de solidariedade, e o respeito pelos direitos humanos, trabalhamos com os nossos jovens para criar ambientes seguros, inclusivos e acolhedores, onde cada criança possa crescer e desenvolver-se na plenitude das suas capacidades.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Candidaturas abertas para o Explorer Belt 2026!

Em agosto de 2026, irá decorrer a quinta edição portuguesa do Explorer Belt, uma atividade internacional destinada a Caminheiros e Noviços a Dirigente que desafiará os participantes a percorrer 200 quilómetros a pé em duplas durante dez dias, na Roménia.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade