Celebra o Dia Internacional do Voluntário!

Hoje, 5 de dezembro, comemoramos o Dia Internacional do Voluntário. Usemos esta data para celebrar a dedicação dos nossos adultos voluntários, indispensáveis para manter viva a missão do CNE.

O Dia Internacional do Voluntário, celebrado anualmente a 5 de dezembro, é uma data promovida pelas Nações Unidas desde 1985 para destacar a importância do trabalho voluntário a nível global. Esta data homenageia aqueles que, de forma altruísta, dedicam o seu tempo, energia e competências em prol do bem-estar das comunidades, sendo fundamentais para o progresso social e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No escutismo, o voluntariado é a essência que nos move enquanto Movimento de educação não-formal para a juventude. Através do trabalho voluntário, promovem-se valores de cidadania, solidariedade e serviço, impactando positivamente os nossos jovens e as comunidades em nosso redor. Assim, é importante reconhecer que o trabalho voluntário cria oportunidades de desenvolvimento pessoal e de competências como a liderança, a comunicação e o trabalho em equipa, além de uma profunda sensação de “missão-cumprida”. Além disso, o trabalho voluntário no escutismo vai além de um impacto a nível local: há ações de grande alcance, como projetos de reflorestamento, apoio em crises humanitárias e campanhas de recolha de bens, como o Banco Alimentar e o É Tempo de Ajudar, às quais o CNE sempre se associa.

Os Dirigentes, em particular, são exemplos crassos do espírito do voluntariado. São eles que possibilitam o trabalho dos jovens em secção e promovem um ambiente educativo seguro e enriquecedor. É apenas através do Dirigente e do seu esforço voluntário que é possível manter aquilo que é o maior movimento juvenil do nosso país, responsável pela educação não-formal para a cidadania ativa e consciente de milhares de jovens.

O Dia Internacional do Voluntário é, portanto, uma oportunidade para agradecer a todos os que dedicam parte das suas vidas ao serviço dos outros. No escutismo, a missão de criar um mundo melhor começa e termina com o serviço voluntário, algo que transforma não apenas a comunidade, mas também os próprios voluntários.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.