O Concurso Nacional de Fotografia 2024, com o tema “Escutismo. Que Futuro?”, desafiou escuteiros de todo o país a captarem, através da lente, a essência do futuro do nosso Movimento Escutista. Na sua 6ª edição, a iniciativa contou este ano com a participação de 96 fotógrafos amadores entre os 14 e os 59 anos, que submeteram 161 fotografias a concurso.
O concurso, que teve a sua origem em 2011, desafiou os participantes a refletirem sobre o futuro do Movimento neste 2º Centenário do CNE. As fotografias submetidas a concurso enquadraram-se numa das seguintes categorias: Fé (Espiritualidade), Escutismo na Sociedade, Educação pela Ação e Vida em Campo. Foi avaliada a boa composição das fotografias, a criatividade, a qualidade artística e a nitidez da imagem por um painel de júris composto por profissionais da área da fotografia artística ou de autor, comunicação e fotojornalismo.
O grande vencedor deste ano foi Fábio Leitão, do Agr. 542 Entroncamento, da Região de Santarém, e irá receber uma Máquina Fotográfica Digital Reflex. O talento de Fábio foi duplamente reconhecido, tendo conquistado também uma Menção Honrosa na categoria “Vida em Campo”.
Outros participantes também se destacaram. João Ferreira, do Agr. 36 Marinha Grande, Região de Leiria-Fátima, conquistou uma Menção Honrosa na categoria “Educação pela Ação”. Alice Soares, do Agr. 884 Nespereira, Região de Braga, foi premiada na categoria “Escutismo na Sociedade”. Já João Cardoso, do Agr. 160 Castelo Branco, da Região de Portalegre-Castelo Branco, arrecadou duas Menções Honrosas, nas categorias “Fé” e “Vida em Campo”.
Mas a edição de 2024 do Concurso Nacional de Fotografia ainda não chegou ao fim. As fotografias premiadas poderão ser vistas em exposição na Sede Nacional já no próximo ano e a organização do concurso está também empenhada em preparar uma exposição itinerante que passará pelas Regiões.
O objetivo, para a organização, é dar continuidade ao Concurso Nacional de Fotografia já no próximo ano e ver aplicados na prática os frutos desta iniciativa, incentivando cada vez mais o uso da fotografia como mecanismo pedagógico. António Rendeiro, organizador do Concurso Nacional de Fotografia 2024, salienta que «dos 70 mil associados que estão no ativo, se calhar 60 mil fotografam» e, por isso, é importante estimular o uso da imagem de forma pedagógica para que os nossos jovens «possam ter mais ferramentas para aplicar o método escutista».