Decorreu no dia 8 de dezembro de 2024 a tomada de posse da nova equipa da Junta Regional da Guarda e respetivos departamentos, para o triénio 2024-2027.
A Igreja de São Tiago, na cidade da Covilhã, acolheu a cerimónia da tomada de posse da nova equipa da Junta Regional da Guarda, bem como os seus respetivos departamentos regionais, no passado dia 8 de dezembro, pelas 15h30.
A cerimónia contou com a presença de sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, que presidiu à Celebração da Palavra, seguida da tomada de posse. Estiveram presentes diversos irmãos e irmãs escutas e fraternos de toda a região da Guarda, assim como alguns convidados. Foi notada a ausência de uma representação da equipa nacional na cerimónia.
Após o término da Celebração da Palavra, tomaram posse todos os membros da equipa da nova Junta Regional e, de seguida, os membros de todos os departamentos que irão colaborar durante o mandato de 2024-2027, que se comprometeram a levar a região da Guarda no bom caminho, seguindo o monte “Peixes Vivos a Remar Contra a Corrente”, célebre frase do eterno Padre Sanches, assistente regional durante muitos anos e que foi usado como patrono para esta equipa!
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.