A Junta Regional de Viana do Castelo tomou posse para o triénio 2025-2027, no dia 12 de Janeiro, no auditório da Junta de Freguesia de Vila Nova de Muía, em Ponte da Barca.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Barca, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Presidente da União das Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, de representantes das Regiões de Braga e do Porto e mais de uma centena de Conselheiros da Região de Viana do Castelo.
A nova equipa da Junta Regional é constituída por: António Gomes Pereira, Chefe Regional; David Fernandes, Chefe Regional Adjunto; Maria das Dores Rego Viana, Secretária Regional Financeira; Gabriel Miranda Barbosa, Secretário Regional para os Adultos; Isabel Salgado, Secretária Regional para a Gestão; Micael Miranda, Secretário Regional Pedagógico; Sara Rio, Secretária Regional do Património e Luís Gonçalves, Secretário Regional de Proteção Civil e Ambiente.
No uso da palavra, o novo Chefe Regional, António Gomes Pereira, destacou o lema para o triénio que agora inicia: “Unidos por um ideal”, mote para uma caminhada onde “todos são fundamentais para um Escutismo mais moderno e renovado”.
O trabalho junto dos Agrupamentos, com a aposta nas 8 Maravilhas do Método Escutista são prioridade para a nova Equipa Regional, que se compromete com o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e apelativas.
Durante a sua intervenção, o Chefe Regional destacou a intenção de lançar bases para a criação de Escutismo Marítimo na Região, de novas parcerias com a sociedade civil e do estreitar das relações com o Movimento Scouts de Galícia, através do “Projeto Nortada”.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE
O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Inscrições para o 26.º Jamboree Mundial abrem a 15 de dezembro
O maior acampamento do mundo vai regressar e aproxima-se a passos largos: o 26.º Jamboree Mundial do Escutismo realiza-se em 2027, em Gdańsk, Polónia. As inscrições para o contingente português decorrem entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.