Dia Internacional do Riso: 5 razões científicas para dares umas boas gargalhadas!

Amanhã, dia 18 de janeiro, celebramos o Dia Internacional do Riso! Para comemorar, a Flor de Lis traz-te cinco benefícios do riso comprovados cientificamente.

É em pleno janeiro, considerado por muitos o mês mais triste do ano, que comemoramos o Dia Internacional do Riso. Entre risadas tímidas e vigorosas gargalhadas, parece que rir é mesmo o melhor remédio para lutar contra a melancolia natural do inverno.

São incontáveis os benefícios do riso para a nossa saúde física e mental e hoje listamos cinco deles. Se não sabes bem porque é que te sentes revitalizado depois de um bom Fogo de Conselho, a resposta pode estar aqui!

 

1. Rir traz benefícios neurológicos.

Ao rirmos, dependendo da duração, motivo e intensidade, libertamos algumas substâncias neuroquímicas no nosso cérebro como a serotonina, a endorfina, a dopamina e a ocitocina – as chamadas “hormonas da felicidade” – e até mesmo opioides endógenos ao nosso corpo. Em termos simples, rir sinaliza ao sistema nervoso parassimpático que está tudo bem no nosso meio e podemos relaxar.  

 

2. Rir ajuda a suportar a dor física.

O riso, além de nos distrair dos nossos infortúnios, parece efetivamente ajudar a reduzir a intensidade da experiência subjetiva da dor física. As endorfinas e opioides endógenos libertados ao rir durante 20 a 30 minutos, especialmente entre amigos ou num espaço seguro e positivo, são capazes de “anestesiar” a nossa dor. Lembra-te de incluir duas ou três boas anedotas no teu estojo de primeiros socorros!

 

3. Rir melhora a tua função cognitiva.

O stress é inimigo da inteligência. O riso é capaz de te deixar mais relaxado quase instantaneamente e está associado com uma diminuição dos níveis elevados de cortisol – a hormona do stress – que tem um efeito negativo na nossa função cognitiva. Por isso, da próxima vez que precisares de resolver um enigma, fá-lo em clima de boa disposição!

 

4. Rir fortalece a tua saúde física.

Além de estar associado com a capacidade de tornar o sistema imunitário mais robusto, o riso também é capaz de desacelerar o ritmo cardíaco, baixar a pressão arterial e relaxar a tensão muscular. Além disso, ao ativar o teu sistema nervoso parassimpático, reduz a tua reação “fight or flight”, o que diminui os níveis de cortisol ao longo do tempo.

 

5. Rir cria grupos mais unidos.

A saúde coletiva do grupo demonstra-se essencial para criar e manter relações coesas. A ocitocina libertada durante o riso é uma substância neuroquímica muito importante na formação de vínculos saudáveis entre as pessoas. Da próxima vez que partilhares umas boas gargalhadas com a tua unidade, sabe que estás a contribuir neuroquimicamente para fortalecer a vossa relação!

 

Entre benefícios físicos, psicológicos e sociais, o riso é fundamental para nos mantermos sãos. Ver um filme de comédia, partilhar piadas com os teus amigos ou brincar com o teu animal de estimação são maneiras simples de fortalecer a tua saúde com o riso. E lembra-te: o Escuta tem sempre boa disposição de espírito!

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.