
Preparar o KISC JOTA-JOTI na segunda edição da Digital Work Party
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
O Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS) dá mais um passo para consolidar o compromisso do Movimento com a sustentabilidade e a Agenda 2030 da ONU.
Recentemente, foi lançado o novo site do Departamento, disponível em ods.escutismo.pt, que reúne recursos essenciais para inspirar e orientar a ação escutista em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além disso, a Insígnia Compromisso 2030 foi revista e passa agora a ser atribuída mediante o desenvolvimento de um projeto coletivo. Este modelo substitui a abordagem anterior de ações individuais e promove uma maior integração e impacto nas comunidades locais. A nova estrutura valoriza projetos idealizados e executados por unidades ou subunidades escutistas, com etapas claras – desde a conceção até à avaliação. Todo o processo, incluindo as candidaturas e o envio do relatório final, é acompanhado pelo DNODS, garantindo assim o apoio necessário e contínuo aos escuteiros envolvidos.
Os escuteiros interessados em conquistar a Insígnia Compromisso 2030 devem seguir um processo estruturado que começa pela idealização de um projeto que contribua diretamente para os ODS, iniciando com uma reflexão em grupo. De seguida, a proposta inicial do projeto deve ser submetida ao DNODS para avaliação. Após a aprovação, é necessário preparar e executar o projeto, contando com o acompanhamento do Departamento. Por fim, os resultados do projeto devem ser avaliados e apresentados através do envio de um relatório final, que deve ser submetido até 30 de junho de cada ano escutista. Estes projetos devem focar-se no mote «Pensar Global, Agir Local», alinhando os valores do Escutismo com práticas de cidadania ativa e sustentabilidade.
O site da campanha oferece ainda ferramentas e materiais pedagógicos que «podem e devem» ser usados pelos escuteiros para transformar ideias em ações concretas. Desde guias temáticos até exemplos de boas práticas, os recursos foram desenhados para facilitar a integração dos ODS nas atividades regulares das secções.
Ao abraçar esta nova abordagem, o DNODS reforça a importância de mobilizar as novas gerações para os desafios globais, mostrando que o Escutismo é, acima de tudo, um Movimento para transformar o mundo num lugar melhor.
Texto: Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS)
Fotografia: Gonçalo Pinto
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
O KISC (Kandersteg International Scout Centre) anuncia o regresso do JOTA-JOTI, uma experiência que permitirá aos escuteiros de todo o mundo viver o espírito deste centro escutista suíço sem saírem de casa. Já te podes inscrever!
Nos dias 9 a 13 de Abril, o CNE marcou presença no AGORA 2025 na cidade de Tirana, na Albânia.
A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) convida todos a partilharem mensagens de esperança, paz ou oração em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference