É sob o lema “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus, que entre 23 e 28 de julho se vão reunir centenas de milhares de jovens peregrinos no Rio de Janeiro.
Portugal conta com cerca de 500 jovens acompanhados por mais de 60 voluntários e também nove bispos, das dioceses de Viseu, Portalegre-Castelo Branco, Bragança-Miranda, Beja, Lisboa, Coimbra, Guarda e Braga. O Chefe Nacional, Carlos Alberto, e o Assistente Nacional, Pe. Rui Silva, estão também a acompanhar a festa da juventude em representação do Corpo Nacional de Escutas.
Depois de participarem no transporte da cruz peregrina e da imagem da Virgem Maria à praia de Copacabana, onde se concentravam centenas de milhares de pessoas, durante a Cerimónia de Abertura da 28.ª Jornada da Juventude – Rio de Janeiro -, os portugueses presentes preparam a “Lusofesta” que vai reunir jovens católicos dos países de língua portuguesa.
Convocada pela Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa, a “Lusofesta”, espera juntar peregrinos de todos os 8 países da língua portuguesa contado com, aproximadamente, mil jovens, das delegações de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal.
Acompanha no Facebook da Flor de Lis a galeria fotográfica desta celebração cristã.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Direitos Reservados.