Cursos nacionais em janeiro reforçam competências no CNE

O mês de janeiro foi marcado por diversos momentos de formação dinamizados a nível nacional. Entre cursos de atualização e capacitação, os participantes puderam aprofundar conhecimentos e fortalecer o seu papel enquanto educadores.

Realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, o Curso Complementar de Formação (CCF) teve lugar simultaneamente em Setúbal e Fátima, reunindo um total de 65 participantes das Regiões do Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. O imaginário que guiou esta formação foi “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Segundo Marta Silvério, Diretora do Curso realizado na sede dos serviços regionais da Junta Regional de Setúbal, «durante dois dias e uma noite, os participantes mergulharam no universo do “Principezinho”, com o objetivo de atualizar conhecimentos e melhorar as competências para assumirem a missão de formadores do CNE». Já Nuno Gueiral, Diretor do Curso que decorreu no Centro Nacional Escutista de Fátima, destacou que «a formação incluiu dinâmicas envolventes, sessões práticas e momentos de partilha entre regiões, fortalecendo o espírito de unidade e colaboração».

No mesmo fim de semana, decorreu também em Fátima a primeira de três sessões do Curso de Diretores de Formação (CDF), entre os dias 25 e 26 de janeiro. Os 31 participantes das regiões dos Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu reuniram-se em formação sob o imaginário “A História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão”, de Luís Sepúlveda.

Já o Curso de Animador de Formação (CAF) teve a sua primeira sessão entre os dias 17 e 19 de janeiro, no Centro Escutista do Oeste. Com 16 participantes, a formação decorreu sob o imaginário “Por Mares Nunca Dantes Navegados”, inspirado nos Descobrimentos Portugueses. De acordo com a Diretora do Curso Emília Lima, «os formandos aprofundaram métodos e técnicas pedagógicas essenciais para a formação de novos dirigentes, garantindo a transmissão eficaz dos valores e práticas do Escutismo».

Também entre os dias 18 e 19 de janeiro decorreu a primeira de duas sessões do Módulo Marítimo, paralelamente na Região do Algarve, em Tavira, e em Lisboa, no Parque das Nações. Esta formação contou com a participação de 16 e 32 formandos, respetivamente, sendo de caráter obrigatório para os Candidatos a Dirigente ao serviço de Agrupamentos Marítimos e facultativo para os restantes, além de recomendada para todos os que desenvolvem regularmente atividades náuticas, como canoagem, vela e navegação em jangadas.

Texto: Catarina Valada.

Fotos: CCF e CDF 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.