Simplificar a aplicação do Sistema de Progresso é o objetivo da Secretaria Nacional Pedagógica, que apresenta duas ferramentas à associação lançadas no Mercado das Oportunidades e no UNO 2.024.
O Sistema de Progresso faz parte do dia a dia de cada uma das secções e a sua simplificação é o mote para o lançamento de ferramentas essenciais para a sua aplicação. A Secretaria Nacional Pedagógica pretende «clarificar a relação entre as Áreas de Desenvolvimento e algumas das diferentes Oportunidades Educativas que são intrínsecas à nossa atividade», como indica o Secretário Nacional Pedagógico, Rui António, na circular 03-SNP-2025.
Os cartazes “Tornas-te melhor quando”, lançados no Mercado das Oportunidades – que decorreu em Lisboa a 26 de outubro de 2024 – são disponibilizados à associação, e ilustram a forma como a atividade, insígnia ou característica de uma ação, podem contribuir para o desenvolvimento das diferentes Áreas de Desenvolvimento, mostrando de que forma podem tornar-se Oportunidades Educativas. Os cartazes são direcionados principalmente às crianças e jovens, para que compreendam a sua progressão. Por outro lado, os adultos podem encaminhar os jovens para essa tomada de consciência, potenciando Oportunidades para que exista progressão. Esta progressão é também possível fora do Escutismo, em casa, na escola, nas atividades extra-curriculares, no grupo de amigos, entre outros.
Segundo a Secretaria Nacional Pedagógica, os cartazes têm como intuito «não só relembrar que uma mesma Oportunidade Educativa normalmente contribui para mais do que uma Área (Trilho/Objetivo Educativo Final), mas também que tudo o que é a nossa prática tradicional já encerra em si mesma muitas Oportunidades Educativas (não sendo necessário, portanto, “reinventar a roda”)».
Por sua vez, as cartas UNO 2.024 lançadas na última edição do UNO – que decorreu a 9 e 10 de novembro, em Abrantes – pretendem ilustrar diferentes Oportunidades Educativas. Estas cartas podem ser jogadas como o UNO tradicional e, ao invés de números, apresentam imagens e seis cores diferentes.
Podes encontrar a explicação para o jogo das cartas UNO 2.024 e os cartazes “Tornas-te melhor quando…” na circular 03-SNP-2025, de 29 de janeiro, disponível neste link.
Texto: Cláudia Xavier
Fotografias: Gonçalo Pinto

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE
O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.