
A Sé do Porto foi o local escolhido para a apresentação do livro “100 anos à moda do Porto”. Um livro que comemora o centenário desta região.
O dia 5 de fevereiro terminou de forma diferente no Porto. Ao anoitecer podíamos facilmente cruzar-nos com escuteiros uniformizados que se dirigiam apressadamente para a Sé. Estava mesmo para começar a cerimónia evocativa do primeiro centenário desta região, cujo evento fundador se considera a promessa do 1º Comissário regional, Alberto Pinto Saraiva, perante o bispo D. António Barbosa Leão, ocorrida neste mesmo dia mas em 1925! Esta cerimónia, presidida por D. Manuel Linda e com a presença do cardeal D. Américo Aguiar, oriundo da região, contou com escuteiros de todos os Agrupamentos da região, dos órgãos regionais, de antigos escuteiros, de representantes da Fraternidade Nun´Alvares, de representantes de outras regiões, da Junta Central e de algumas autoridades civis representando municípios da região. Esta moldura humana, reunida para celebrar os 100 anos da região, lotou por completo a Sé. Palestraram na ocasião o presidente das comemorações centenárias, Pe. João Pedro Bizarro, o chefe regional, Bento Sousa Lopes, o chefe nacional, Ivo Faria e o coordenador do livro do centenário, Fernando Andrade.
Estava feita a primeira parte da cerimónia: a apresentação do livro “100 anos à moda do Porto”!, um magnífico documento que retrata figuras, momentos e os Agrupamentos desta antiga, mui nobre, sempre leal e “inbicta”… e que abre com chave de ouro as celebrações do centenário! Seguiu-se uma celebração de Ação de Graças, evocativa, por todos os atuais e por todos os escuteiros que já partiram. A concluir, já nos claustros, com um fresquinho também à moda do Porto, cantou-se os parabéns e serviu-se um Porto de Honra. As comemorações continuarão a 25 de abril com a realização do S. Jorge na cidade de Matosinhos.
Texto: Miguel Salgado
Fotografias: Junta Regional do Porto

World Scouting apela a cessar-fogo imediato e acesso humanitário em Gaza
A Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM) manifestou ontem «profunda preocupação» com a situação humanitária em Gaza, marcada pela fome extrema e pelo impacto devastador do conflito nas crianças e jovens.

«É das maiores loucuras e desafios que se fazem as melhores memórias»
Catarina Cardoso, do Agrupamento 813 Marinhas, embarcou numa aventura guiada pela fé. Sozinha, participou como voluntária no Jubileu dos Jovens, de 26 de julho a 3 de agosto, em Roma. Conhece aqui o seu testemunho!

Candidaturas abertas para o Explorer Belt 2026!
Em agosto de 2026, irá decorrer a quinta edição portuguesa do Explorer Belt, uma atividade internacional destinada a Caminheiros e Noviços a Dirigente que desafiará os participantes a percorrer 200 quilómetros a pé em duplas durante dez dias, na Roménia.

Escutismo mundial atinge número recorde de membros!
O Movimento Escutista está maior do que nunca! De acordo com a World Scouting, em 2025 atingimos cerca de 60 milhões de membros, entre jovens e voluntários adultos, o número mais elevado da história do Escutismo.