Aveiro acolheu, entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, com o tema “Há Todo um Mar de Desafios”. O CNE marcou presença através do Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, e Rui Teixeira.
O Conselho Nacional de Pastoral Juvenil (CNPJ) realizou-se em Aveiro, entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), contou com a participação do Corpo Nacional de Escutas (CNE), representado pelo Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, e Rui Teixeira.
O Centro de Congressos de Aveiro recebeu o primeiro dia, com a sessão de abertura que começou com a apresentação do novo Diretor do DNPJ, Pedro Carvalho. As boas-vindas foram dadas pelo Coordenador do Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro, anfitrião do evento.
Seguiu-se a apresentação do Manual de Apoio a Animadores e Catequistas para a inclusão de pessoas com deficiência: “Estamos Todos?”. Este manual, é uma edição conjunta do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
A noite foi complementada com um painel de testemunhos, moderado por Joana Morais e Castro, Docente da Universidade Católica e membro do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da CEP. Contou com a participação do Pe. Tiago Varanda, da Arquidiocese de Braga, o primeiro padre cego a ser ordenado em Portugal, e com Miguel Neves, da Paróquia da Amoreira da Gândara, da Diocese de Aveiro, portador de Síndrome de Down, que foi um exemplo de dedicação nas suas funções de voluntário na Jornada Mundial da Juventude, em 2023.
O segundo dia começou com um passeio de Mercantel, a embarcação típica de Aveiro, que levou os participantes, após uma breve caminhada, à Sé de Aveiro, para a oração da manhã.
Em seguida, o edifício Atlas, acolheu os trabalhos, que começaram com um debate de três jovens portugueses que integram organismos internacionais católicos, mais concretamente Alice Cardoso (COMECE Youth Net), Maria Beatriz Viana (Em representação de Portugal no Congresso Internacional da Pastoral Juvenil) e Rodrigo Figueiredo (Órgão Consultivo Internacional dos Jovens do Vaticano).
A apresentação do documento “Pastoral Juvenil em Portugal: Um quadro de referência”, ocupou a segunda parte da manhã. Este documento, elaborado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a cargo de D. Nuno Almeida, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família da CEP, terá o seu processo de escuta e auscultação no decorrer dos próximos meses.
Texto: Cláudia Xavier
Fonte e Fotografias: Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE
O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.