
Aveiro acolheu, entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, com o tema “Há Todo um Mar de Desafios”. O CNE marcou presença através do Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, e Rui Teixeira.
O Conselho Nacional de Pastoral Juvenil (CNPJ) realizou-se em Aveiro, entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), contou com a participação do Corpo Nacional de Escutas (CNE), representado pelo Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, e Rui Teixeira.
O Centro de Congressos de Aveiro recebeu o primeiro dia, com a sessão de abertura que começou com a apresentação do novo Diretor do DNPJ, Pedro Carvalho. As boas-vindas foram dadas pelo Coordenador do Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro, anfitrião do evento.
Seguiu-se a apresentação do Manual de Apoio a Animadores e Catequistas para a inclusão de pessoas com deficiência: “Estamos Todos?”. Este manual, é uma edição conjunta do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
A noite foi complementada com um painel de testemunhos, moderado por Joana Morais e Castro, Docente da Universidade Católica e membro do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da CEP. Contou com a participação do Pe. Tiago Varanda, da Arquidiocese de Braga, o primeiro padre cego a ser ordenado em Portugal, e com Miguel Neves, da Paróquia da Amoreira da Gândara, da Diocese de Aveiro, portador de Síndrome de Down, que foi um exemplo de dedicação nas suas funções de voluntário na Jornada Mundial da Juventude, em 2023.
O segundo dia começou com um passeio de Mercantel, a embarcação típica de Aveiro, que levou os participantes, após uma breve caminhada, à Sé de Aveiro, para a oração da manhã.
Em seguida, o edifício Atlas, acolheu os trabalhos, que começaram com um debate de três jovens portugueses que integram organismos internacionais católicos, mais concretamente Alice Cardoso (COMECE Youth Net), Maria Beatriz Viana (Em representação de Portugal no Congresso Internacional da Pastoral Juvenil) e Rodrigo Figueiredo (Órgão Consultivo Internacional dos Jovens do Vaticano).
A apresentação do documento “Pastoral Juvenil em Portugal: Um quadro de referência”, ocupou a segunda parte da manhã. Este documento, elaborado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a cargo de D. Nuno Almeida, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família da CEP, terá o seu processo de escuta e auscultação no decorrer dos próximos meses.
Texto: Cláudia Xavier
Fonte e Fotografias: Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Jubileu da Juventude leva milhares de jovens portugueses a Roma
Entre os peregrinos do Jubileu da Juventude em Roma, estiveram mais de 11 mil portugueses, incluindo escuteiros, que se juntaram a uma das maiores celebrações do Ano Santo.

Porto acolhe encerramento do 16.º World Scout Moot
Mais de sete mil jovens celebraram o final de dez dias de escutismo internacional nos Jardins do Palácio de Cristal. O 16.º World Scout Moot terminou ontem, a 3 de agosto.

MOOT, oportunidade de crescimento e descoberta
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.

Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).