O escutismo traz muitos mais benefícios do que pensamos: O Departamento Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável explica-te de que modo o escutismo forma jovens para o respeito e a igualdade.
No mês que se celebra o Dia dos Namorados, o amor e as relações tornam-se temas centrais nas conversas. Contudo, esta é também uma oportunidade para refletir sobre aquilo que nem
sempre é visível: o impacto de relações abusivas e a importância de promover relações saudáveis e baseadas no respeito.
Falar sobre relacionamentos abusivos nunca é fácil, mas é absolutamente necessário. Este é um tema que afeta mais pessoas do que se imagina, especialmente mulheres e jovens, muitas vezes silenciados pela vergonha, pelo medo ou pela falta de apoio. A comunicação desempenha um papel fundamental para quebrar esse ciclo. Não se trata apenas de dar voz às vítimas, mas também de ensinar outros a identificar o que é abusivo, o que é saudável e como construir relações baseadas no respeito mútuo.
No contexto do ODS 5 (Igualdade de Género), a responsabilidade de garantir que todos independentemente do género – vivam livres de violência ou abuso é coletiva. A procura pela igualdade de género não se limita às políticas públicas; começa na forma como as pessoas
falam, ouvem e se educam umas às outras. E, nesse processo, os jovens têm um papel central, pois é nessa fase da vida que se formam os valores e as bases para as relações futuras.
O escutismo é uma ferramenta poderosa nesse campo. É um espaço onde eles podem crescer com valores sólidos e aprender a cuidar uns dos outros. Isso inclui, necessariamente, abordar temas difíceis, como este. No escutismo, pode-se criar um ambiente seguro onde todos, especialmente os mais vulneráveis, se sintam protegidos e ouvidos.
Já imaginaste o impacto que pode ter uma conversa simples, durante uma atividade ou reunião de grupo, sobre o que é uma relação saudável? Ensinar que o respeito é a base de qualquer relação, que o consentimento não é opcional, que o abuso não é só físico, mas também emocional ou psicológico, são lições que podem mudar vidas.
O escutismo, enquanto movimento baseado no exemplo e na liderança, assume o dever de promover essas reflexões. Ensinar pelo exemplo é crucial para mostrar que relações abusivas ou desiguais nunca são aceitáveis e que o apoio às vítimas deve ser incondicional.
No escutismo, ao abrir espaço para estas conversas, contribui-se diretamente para o ODS 5, formando jovens que veem o respeito e a igualdade como valores inegociáveis.
Embora não seja possível mudar o mundo de um dia para o outro, é possível mudar aquilo que está mais próximo. Se o escutismo se propõe a construir um mundo melhor, então garantir que ninguém sofra em silêncio é parte desse caminho.
Texto: DNODS – Departamento Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável
Fotografias: Gonçalo Pinto

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE
O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.