A ideia base era a de um Think Tank, um Tanque de Pensamento, onde os participantes, interessados pelo tema ao ponto de se deslocar até ao espaço de debate, partilharam ideias, opiniões e perspectivas sobre assuntos como a adequação da actual definição de idades das Secções, as distinções de Dirigentes e atribuição de anilhas de mérito, a constituição de Patrulhas e Eleição de Guias, Direito de Voto e Participação de Caminheiros em Conselhos Nacionais e até uma breve avaliação do Programa Educativo do CNE.
Passar um sábado de manhã a debater questões e a responder a perguntas com preocupação pedagógica, não é algo habitual no CNE. Mas deveria ser…
Temos necessidade de encontrar espaços de debate informal, com abertura e oportunidade para que todos possamos ter uma palavra activa e ponderada sobre o desenvolvimento do nosso Movimento. Mais ainda numa área fundamental como o Programa Educativo, deve o CNE procurar criar e dar esta oportunidade a todos os Dirigentes.
Deixamos de seguida o comentário ao encontro de uma dos participantes!
“Penso que esta iniciativa da Junta Regional do Porto foi uma mais-valia juntado os animadores para debater/ reflectir sobre estas questões e, assim, fazer o ponto de situação sobre a aplicação do Programa Educativo. Cada um com o seu ponto de vista mas todos apenas com uma finalidade – as crianças / jovens do CNE.
Foi um momento de partilha muito enriquecedor para todos e sem dúvida que estamos ansiosos por dar continuação a este primeiro Think Tank. Quem sabe mais animadores fiquem com curiosidade e venham ao próximo encontro dar o seu testemunho.”
Lília Castro – C. Agrup. 210,Oliveira do Douro – Núcleo Douro Sul
Texto de: Hugo Carvalho , CR e Coordenador ER Pedagógica da JR Porto.Fotografia: JR do Porto.