A Junta Regional do Porto proporcionou no passado dia 28 de Junho, na Casa Diocesana de Vilar, um espaço de reflexão pedagógica, onde se atreveram a responder a algumas questões previamente lançadas.

A ideia base era a de um Think Tank, um Tanque de Pensamento, onde os participantes, interessados pelo tema ao ponto de se deslocar até ao espaço de debate, partilharam ideias, opiniões e perspectivas sobre assuntos como a adequação da actual definição de idades das Secções, as distinções de Dirigentes e atribuição de anilhas de mérito, a constituição de Patrulhas e Eleição de Guias, Direito de Voto e Participação de Caminheiros em Conselhos Nacionais e até uma breve avaliação do Programa Educativo do CNE.

Passar um sábado de manhã a debater questões e a responder a perguntas com preocupação pedagógica, não é algo habitual no CNE. Mas deveria ser…
Temos necessidade de encontrar espaços de debate informal, com abertura e oportunidade para que todos possamos ter uma palavra activa e ponderada sobre o desenvolvimento do nosso Movimento. Mais ainda numa área fundamental como o Programa Educativo, deve o CNE procurar criar e dar esta oportunidade a todos os Dirigentes.

Deixamos de seguida o comentário ao encontro de uma dos participantes!

“Penso que esta iniciativa da Junta Regional do Porto foi uma mais-valia juntado os animadores para debater/ reflectir sobre estas questões e, assim, fazer o ponto de situação sobre a aplicação do Programa Educativo. Cada um com o seu ponto de vista mas todos apenas com uma finalidade – as crianças / jovens do CNE.
Foi um momento de partilha muito enriquecedor para todos e sem dúvida que estamos ansiosos por dar continuação a este primeiro Think Tank. Quem sabe mais animadores fiquem com curiosidade e venham ao próximo encontro dar o seu testemunho.”
Lília Castro – C. Agrup. 210,Oliveira do Douro – Núcleo Douro Sul

Texto de: Hugo Carvalho , CR e Coordenador ER Pedagógica da JR Porto.Fotografia: JR do Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade