
Preparar o KISC JOTA-JOTI na segunda edição da Digital Work Party
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
Entre os dias 6 a 9 de fevereiro, na Região de Braga, realizou-se a primeira edição do XPTO, um caminho que desafiou caminheiros e candidatos a dirigentes de norte a sul do país a abandonar o conforto dos passos dados e dos lugares conquistados.
Em 4 dias, houve tempo para viver do Amor d’Aquele que nos ama primeiro, espaços de contacto com a fragilidade e momentos de descoberta de si mesmos, convidando à oferta feliz da vida ao jeito de Jesus Cristo.
Assim, convictos de que este caminho interpelou os corações de cada participante, convidamos à leitura do testemunho comum do grupo.
XPTO, valeu a pena ou valeu a vida? Das amizades entrelaçadas até ao caminho proposto, onde a descoberta do nosso dom de Deus-Amor era o fundamental, este caminho revelou-se transformador. Em quatro dias, quatro foram também os desafios que nos foram propostos: Entrega-te, Desprende-te, Transforma-te e Vai.
O primeiro dia foi dedicado ao contacto com a fragilidade. Na relação próxima e terna com vidas naufragadas, aprendemos que a partilha é o segredo da abundância e o essencial da vida multiplica-se quando o dividimos.
Quem quiser poupar a sua vidinha está a perder a vida. Quem se gastar servindo e amando, está a ganhá-la. Não guardes a vida somente para ti. Eis o mote que nos guiou durante o segundo dia. O desafio era desprender-nos do mais cómodo, partindo à descoberta do inesperado e do desconhecido somente com o que considerássemos essencial. Assim, livres da quinquilharia do quotidiano, foi possível entregar-nos a quem vivia isolado, dando-lhes um sinal de alegria e esperança.
Deus sonha-te inteiro, não perfeito. Ou nos salvamos inutilmente ou gastamos inutilmente o nosso tesouro. Este foi o desafio para o terceiro dia. Numa dinâmica própria, subimos à montanha para recordar a nossa vida, esse imenso dom do amor de Deus. Ao chegar ao cume, concluímos que o caminho não foi, não é, nem nunca será perfeito, mas acompanha-nos a certeza de que somos incondicionalmente amados por Deus e por aqueles que nos amparam no quotidiano.
Onde estiver o teu coração aí está o teu tesouro. Só é verdadeiramente nosso se o partilharmos. Só nos pertence o que somos capazes de dar. Este foi o dia do envio. Olhando para trás, concluímos que foi um caminho desafiante, mas absolutamente transformador por nos reconhecermos amados e depositários de tantos dons que tornam únicos e lugares irrepetíveis do amor de Deus. O serviço, o desprendimento, os caminhos, as histórias de cada pessoa e os sinais d’Ele iremos levar para a vida.
O que tornou tão incrível e enriquecedor este caminho foi ser inesperado. Por tudo, foi, é e será a melhor atividade de desenvolvimento da fé na IV secção. É um desafio ao desprendimento, ao autoconhecimento e ao reconhecimento do amor de Deus. Em nome de todos os participantes, garantimos que este caminho não valeu a pena, mas valeu a vida.
Texto: Participantes do XPTO.
Fotos: António Carvalho, Bruno Marques, Catarina Cardoso e João Silva.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
O KISC (Kandersteg International Scout Centre) anuncia o regresso do JOTA-JOTI, uma experiência que permitirá aos escuteiros de todo o mundo viver o espírito deste centro escutista suíço sem saírem de casa. Já te podes inscrever!
Nos dias 9 a 13 de Abril, o CNE marcou presença no AGORA 2025 na cidade de Tirana, na Albânia.
A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) convida todos a partilharem mensagens de esperança, paz ou oração em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference