
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
No passado dia 23 de fevereiro, cerca de 200 escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) reuniram-se em Salvaterra de Magos para várias atividades distintas.
Teve lugar formação para dirigentes na plataforma de tesouraria do CNE – SIIC; formação “Escutismo: Movimento Seguro” para os candidatos a dirigente; reunião de Chefes de Agrupamento, apresentação dos relatórios de estágio dos candidatos a dirigentes que terminam assim a sua formação inicial; e o Encontro Regional de Guias (ERGUI).
O ERGUI contou com a participação de 17 lobitos (6-10 anos), 17 exploradores (10-14), 17 pioneiros (14-18), 13 caminheiros (18-22) e 16 dirigentes das Equipas de Pedagógicas Regionais, que organizaram e dinamizaram a atividade. Este ano o tema de auscultação nacional foi “Escutismo: Movimento Seguro”.
Apesar de o tema ser geral, o modo de trabalhar e debater os assuntos foi adaptado à idade e maturidade de cada secção. Os lobitos exploraram o tema da segurança por meio de imagens e posters criativos que realçaram a importância de conhecer limites e ajudar o próximo em momentos de fragilidade. A chefe do Covil Regional, Mariana Gameiro, expressou a sua satisfação ao ver os pequenos lobos entusiasmados e participativos na discussão do tema.
Nos exploradores foram feitas várias dinâmicas interativas sobre inclusão, bullying e assertividade no expressar de sentimentos. Através de jogos, os escuteiros aprenderam vários tipos de comunicação, o que tornou a experiência mais envolvente e educativa.
Já os pioneiros debateram sobre outros temas essenciais, entre os quais segurança emocional e criação de um ambiente seguro, dentro e fora do escutismo. Através de dinâmicas em equipa, refletiram sobre a importância de construir relações saudáveis e respeitosas, baseadas na confiança. Além disso, os pioneiros também exploraram algumas estratégias de identificação e gestão de situações de desconforto e perigo, com o primordial intuito de promover a segurança e o bem-estar de todos.
Os caminheiros foram ainda mais além, aprofundando a reflexão e alargando-a à necessidade de criar espaços seguros onde o diálogo aberto possa florescer, sobre a importância de educar os jovens na proteção e segurança no mundo digital, e quais os comportamentos responsáveis e respeitosos que deverão ser adotados na construção de um ambiente escutista saudável e inclusivo. Para isto, os caminheiros contaram com a presença da Enfermeira Ana Luísa, que incentivou um debate enriquecedor sobre o papel dos guias e membros do CNE na identificação de sinais de alerta em episódios de risco. Esta conversa comportou ainda as melhores formas de atuação, prevenção e apoio, reforçando a importância de uma postura atenta e proativa na proteção dos mais vulneráveis. Nas palavras da chefe do Albergue Regional, Margarida Carvajal, “a troca de experiências entre os participantes enriqueceu o debate e permitiu que cada um refletisse sobre o seu papel na construção de ambientes seguros e acolhedores para todos”.
Foi um dia intenso de grande trabalho. Da reunião de chefes de Agrupamento, para além das informações e pontos de situação, houve partilha de ideias e estratégias para o crescimento e fortalecimento do escutismo a nível local; da formação na plataforma SIIC, os dirigentes saíram mais capacitados, preparados e prontos para desempenhar as suas funções com mais facilidade, segurança e transparência; a formação “Escutismo: Movimento Seguro” foi repleta de aprendizagens valiosas que reforçaram a necessidade de um movimento cada vez mais atento ao bem-estar e à proteção dos seus elementos.
Do ERGUI, além das partilhas e reflexões, foram eleitos os representantes regionais que levarão ao Encontro Nacional de Guias, a voz dos escuteiros da Região de Santarém.
Foi um dia pautado pela partilha, empenho e, essencialmente, espírito de união. Sem dúvida, mais um dia em que se reforçou a importância do Movimento Escutista na formação de cidadãos ativos e conscientes, prontos para ajudar na construção de um mundo melhor.
Texto e fotos: Região de Santarém.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.