
Preparar o KISC JOTA-JOTI na segunda edição da Digital Work Party
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
O desporto no Escutismo não se resume apenas à ginástica matinal. Neste Dia Internacional do Desporto, conhece a história de Tiago Cruz, Caminheiro do Agr. 136 e jogador de futebol.
No dia 6 de abril, assinala-se o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, uma data que relembra a importância da atividade física na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. No Escutismo, o desporto não é apenas um complemento à nossa missão pedagógica, mas sim um elemento essencial na formação dos jovens, incentivando valores como a disciplina, o trabalho em equipa e a resiliência.
Tiago Cruz, Caminheiro do Agr. 136 de Santo André de Esgueira, é um exemplo da conciliação entre Escutismo e desporto. Desde criança, equilibra ambas as paixões: entrou nos escuteiros com apenas seis anos e, na mesma altura, começou a jogar futebol. Durante os seus tempos de faculdade, combinou o relvado com a areia e experimentou o futebol de praia, tendo chegado à Seleção Universitária que participou no Mundial Universitário do Rio de Janeiro. «Alguns colegas do futebol de onze desafiaram-me para fazer parte de uma equipa de futebol de praia e acabou por correr bem. Acabamos por ficar em 2º lugar no primeiro ano em que participámos no campeonato universitário e depois no ano seguinte ficámos em 1º. E foi aí que eles me viram a jogar e acabaram por me chamar para ir para a seleção universitária», partilha o Caminheiro.
A experiência escutista ajudou Tiago a desenvolver capacidades que aplica no desporto, sobretudo na gestão emocional e na forma como lida com desafios e frustrações. «O Escutismo acaba por influenciar a maneira como eu me comporto no desporto. Eu acho que ser escuteiro ajuda-me a saber lidar às vezes com frustrações que podem vir, saber estar e saber gerir as emoções nesses momentos de maior nervosismo no desporto em que o clima fica um bocado mais tenso», explica.
Neste momento, Tiago está a terminar o mestrado em Gestão Comercial na Universidade de Aveiro, ao mesmo tempo que trabalha como consultor imobiliário e integra a equipa de futebol de Valongo do Vouga. A exigência de conciliar estudo, emprego, escutismo e desporto faz com que a gestão do tempo seja um desafio constante. «Às vezes não consigo estar tão presente como gostaria. Nas atividades de sexta, sábado e domingo, eu sou sempre aquela pessoa que na sexta chega mais tarde porque tenho treino e depois no sábado à noite ou no domingo de manhã tem de ir embora porque tem jogo. É sempre um bocadinho difícil de conciliar, mas tento fazer por estar presente mesmo assim.»
Tiago acredita que o escutismo pode ser um incentivo para a prática desportiva, seja de forma recreativa ou mais competitiva: «Por si só, um raide já é um desporto considerável, mas também pode levar as pessoas a pensar que realmente gostam de fazer aquele tipo de atividade ao livre. E levar a procurarem outro tipo de desporto, seja uma coisa mais informal como ir dar umas corridas de vez em quando, ou então até mesmo pensarem numa coisa mais federada».
Neste Dia do Desporto, lembra-te que a atividade física é um pilar essencial da vida equilibrada e saudável. Seja através de caminhadas na natureza, jogos em equipa ou modalidades individuais, o importante é manter o corpo ativo e cultivar os valores que tanto o Escutismo como o desporto promovem.
Texto: Catarina Valada.
Fotos: cedidas por Tiago Cruz.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
O KISC (Kandersteg International Scout Centre) anuncia o regresso do JOTA-JOTI, uma experiência que permitirá aos escuteiros de todo o mundo viver o espírito deste centro escutista suíço sem saírem de casa. Já te podes inscrever!
Nos dias 9 a 13 de Abril, o CNE marcou presença no AGORA 2025 na cidade de Tirana, na Albânia.
A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) convida todos a partilharem mensagens de esperança, paz ou oração em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference