
Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
A 5 de março, o Núcleo Cego do Maio realizou o seu INDABA, reunindo no Apúlia Centro Escutista mais de uma centena de dirigentes e membros das equipas de animação dos seus agrupamentos.
Neste encontro anual de formação contínua, os participantes tiveram oportunidade de optar por duas oficinas formativas, consoante a especificidade das suas necessidades e preferências, entre as áreas: “Suporte Básico de Vida e Cadeia de Sobrevivência”; “Pioneirismo”; “Cartografia e Orientação”; “Saúde Mental – Jovens e Adultos”. De notar, que num trabalho conjunto entre a nossa Secretaria para a Animação e Formação de Adultos e Secretaria Regional para os Adultos, estas unidades formativas, serão posteriormente creditadas, ficando registadas no percurso individual de formação (através da Cordilheira).
Para além da formação, destacamos ainda a atividade “Pistas de Fé”, momento de pedagogia da Fé, acompanhando o pôr do sol na praia, contando com a presença do assistente de núcleo Pe. Fernando Torres, assim como a realização do Fórum “100 Anos – A animação de adultos ontem e hoje, no Núcleo Cego do Maio”. Este Fórum contou com a participação do Secretário Regional de Adultos João Fernandes, da Chefe do Agr. 38 Matriz Julieta Ferreira, do Ch. Joaquim Pacheco, anterior Chefe do Núcleo, e do Ch. José Filipe Pinheiro, Chefe de Núcleo atual. Durante o animado serão, entre canções escutistas, sobretudo recordando algum do nosso reportório escutista local, houve oportunidade de abordar as origens do Núcleo, algumas das nossas ilustres referências e fundadores, assim como partilhar histórias e abordar as diferenças entre a gestão do território e dos adultos, do passado aos dias de hoje.
Foi um excelente dia de encontro, de partilhas, de animação e muita aprendizagem escutista, reconheceram todos, num abraço dado (como diz a – nossa – canção da noite!) antes do regresso às nossas casas e sedes… desejamos, que revigorados, no Projeto comum que nos une: Fazer e Viver Escutismo! Juntos e Todos!
Texto e fotos: Núcleo Cego do Maio.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference