
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
A 12 de abril, 250 escuteiros das regiões de Braga e Viana do Castelo participaram num simulacro de acidente ferroviário promovido pela Proteção Civil em Barcelos.
Realizou-se no passado sábado, 12 de abril, o Gallus Exercitium 2025, um exercício de simulacro de grande escala que teve como objetivo testar a capacidade de resposta dos serviços de emergência e proteção civil face a um cenário complexo e crítico: um grave acidente ferroviário na estação de Barcelos (Linha do Minho), com impacto direto na Central de Camionagem, onde decorria um concerto musical.
Promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em parceria com o Município de Barcelos, o exercício visou avaliar a operacionalidade do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Barcelos, bem como do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Braga.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) participou ativamente no simulacro, no âmbito do seu compromisso de colaboração com a ANEPC. Estiveram envolvidos 250 escuteiros, oriundos de 22 agrupamentos da Região de Braga e 2 agrupamentos da Região de Viana do Castelo, que desempenharam o papel de figurantes, contribuindo para o realismo da simulação.
A presença institucional do CNE foi reforçada pelo delegado regional de Braga, que assumiu funções como oficial de ligação ao Comando de Operações de Socorro (COS), bem como pelo delegado regional de Viana do Castelo, um representante do Departamento Regional de Proteção Civil de Braga, dois representantes do Núcleo de Barcelos, e ainda a delegada do Núcleo de Guimarães.
O Gallus Exercitium 2025 constituiu uma oportunidade fundamental para reforçar a articulação entre entidades e testar a eficácia dos mecanismos de coordenação e resposta em contexto de emergência realista, destacando o papel ativo dos escuteiros como agentes de cidadania e solidariedade.
Texto e fotos: Francisco Moreira e DNPC (Departamento Nacional de Proteção Civil).
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference