Simulacro “Gallus Exercitium 2025” testou resposta à emergência em cenário de catástrofe em Barcelos

A 12 de abril, 250 escuteiros das regiões de Braga e Viana do Castelo participaram num simulacro de acidente ferroviário promovido pela Proteção Civil em Barcelos.

Realizou-se no passado sábado, 12 de abril, o Gallus Exercitium 2025, um exercício de simulacro de grande escala que teve como objetivo testar a capacidade de resposta dos serviços de emergência e proteção civil face a um cenário complexo e crítico: um grave acidente ferroviário na estação de Barcelos (Linha do Minho), com impacto direto na Central de Camionagem, onde decorria um concerto musical.

Promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em parceria com o Município de Barcelos, o exercício visou avaliar a operacionalidade do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Barcelos, bem como do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Braga.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) participou ativamente no simulacro, no âmbito do seu compromisso de colaboração com a ANEPC. Estiveram envolvidos 250 escuteiros, oriundos de 22 agrupamentos da Região de Braga e 2 agrupamentos da Região de Viana do Castelo, que desempenharam o papel de figurantes, contribuindo para o realismo da simulação.

A presença institucional do CNE foi reforçada pelo delegado regional de Braga, que assumiu funções como oficial de ligação ao Comando de Operações de Socorro (COS), bem como pelo delegado regional de Viana do Castelo, um representante do Departamento Regional de Proteção Civil de Braga, dois representantes do Núcleo de Barcelos, e ainda a delegada do Núcleo de Guimarães.

O Gallus Exercitium 2025 constituiu uma oportunidade fundamental para reforçar a articulação entre entidades e testar a eficácia dos mecanismos de coordenação e resposta em contexto de emergência realista, destacando o papel ativo dos escuteiros como agentes de cidadania e solidariedade.

Texto e fotos: Francisco Moreira e DNPC (Departamento Nacional de Proteção Civil).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade