Primeiras insígnias Scouts Go Solar atribuídas!

No passado dia 15 de março, a alcateia 12 do Agr. 67 Bairro da Encarnação concluiu o desafio Scouts Go Solar da Earth Tribe, tendo sido os primeiros a conseguirem tal feito em Portugal.

O projeto dos lobitos começou em janeiro de 2025, quando a alcateia foi desafiada a pôr à prova os seus conhecimentos sobre as energias renováveis. Com esta auto-avaliação, decidiram então trabalhar sob o problema ambiental “O Sol como fonte de energia”, propondo-se a fazer duas atividades obrigatórias e uma grande ação comunitária.

A primeira atividade obrigatória aconteceu em fevereiro, quando os Lobitos decidiram brincar com a luz do sol fazendo “Arte Solar”. Cada bando começou por desenhar numa tábua com um lápis, de forma a serem mais precisos quando chegasse a altura de queimar. Depois de algum tempo, e depois de algumas tentativas falhadas, chegaram à conclusão de que tinham de alinhar a lupa com os raios solares, de forma a focar a energia num único ponto. Com alguma paciência, lá conseguiram fazer desenhos incríveis utilizando apenas a luz solar para o efeito.

Mais tarde, no acampamento de carnaval da Alcateia, decidiram fazer uma experiência utilizando apenas seis garrafas de água, as quais pintaram com cores diferentes, nomeadamente o branco, o amarelo, o vermelho, o azul, o verde e o preto. Posteriormente, encheram todas as garrafas com água e colocaram-nas ao sol, mas antes disso, mediram a temperatura. Passado algumas horas, voltaram a verificar a temperatura da água das diferentes garrafas e confirmaram que havia diferenças significativas. Com isto, chegaram à conclusão de que a cor das garrafas influenciava a temperatura da água, e que é por isso que se recomenda usar roupas escuras no inverno e cores claras no verão.

Para concluir este grande projeto, no dia 15 de março, realizaram a ação comunitária na sua paróquia. Começaram o dia por preparar a massa das bolachas que iriam fazer nos fornos solares emprestados pelo Departamento Nacional de Ambiente (DNA). Ainda que tenham enfrentado alguns obstáculos, como o tempo nublado que condicionou o desempenho dos fornos solares, conseguiram finalizar as suas deliciosas bolachas. Depois do almoço, abriram oficialmente a sua feira sustentável, com diversas bancas, onde cada bando era responsável por apresentar as diferentes etapas do seu projeto, e aquilo que aprenderam ao longo deste ano. No final do dia, foi distribuída sopa e bolachas a todas as pessoas, e estava tudo delicioso!

Este foi o primeiro projeto GoSolar a ser completado em Portugal, mas ainda há imensas insígnias destas à tua espera. Para descobrires como te podes juntar à tribo mundial da Earth Tribe podes aceder ao nosso site ou enviar-nos um email com as tuas dúvidas ambiente@escutismo.pt.

Contamos contigo!

Texto e fotos: Departamento Nacional de Ambiente (DNA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade