Já começou o I Encontro Caminho Ibérico em Idanha-a-Nova!

Quase 100 Dirigentes estão reunidos no Centro Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) de Idanha-a-Nova para a 1ª edição do Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).

Está a decorrer o I Encontro Caminho Ibérico, uma atividade que junta 98 Dirigentes e Candidatos a Dirigente – 68 espanhóis e 30 portugueses – num momento de partilha e formação. A iniciativa resulta de uma colaboração de vários anos entre o CNE e o Movimiento Scout Católico (MSC) de Espanha, e tem como principal objetivo fortalecer os laços entre os escuteiros ibéricos.

Pilar Alonso, Secretária dos Adultos do CNE, explica que «o Caminho Ibérico é uma renovação de uma parceria entre as duas associações no sentido de fazer um intercâmbio com adultos». Destinado a Dirigentes e Candidatos a Dirigente, o encontro promove o intercâmbio de experiências e o aprofundamento de técnicas escutistas, através de um programa que inclui workshops e dinâmicas práticas sobre temas como orientação, pioneirismo, primeiros socorros, cozinha em campo, fogo, abrigos, costura, encadernação, ferramentas, natureza e energia verde. «Fizemos o Caminho Ibérico este ano com a questão da técnica escutista, em que as duas associações trazem abordagens diferentes (…) em termos de vida em campo, portanto não estamos a descobrir a roda, estamos a trabalhar exatamente aquilo que temos», sublinha Pilar.

Ana Sanz, Responsável pelos Adultos do MSC, destaca o intercâmbio de conhecimentos entre os Dirigentes ibéricos como o aspeto mais interessante desta formação: «Vocês são muito bons em técnica escutista e em Espanha beneficiavamos de mais formações nesse aspeto. Em Espanha estamos a ter muitas formações na questão da segurança que acredito ser um dos motivos deste encontro, pois pode enriquecer ambas as entidades.» Esta é uma oportunidade para crescer em conjunto, aprender com as diferentes realidades e fortalecer o espírito de fraternidade que une os escuteiros dos dois lados da fronteira.

Para além do enriquecimento pessoal e técnico, os participantes do CNE que completarem integralmente a atividade recebem 2 créditos no Percurso Pessoal de Formação Contínua para Dirigentes. 

Em simultâneo, está a decorrer no CNAE o Encontro Ibérico de Guias, que junta escuteiros portugueses e espanhóis para trabalhar o tema “Escutismo: Movimento Seguro”.

Texto: Catarina Valada.

Fotos: António Rendeiro e Gonçalo Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade