
Os Jovens e a Saúde Mental nos Tempos de Crise
Falar sobre saúde mental pode ser difícil mas é importante. Ser mentalmente saudável
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. Comemora-o com uma visita a um dos 7 espaços da Rede de Museus Escutistas de Portugal!
Criado em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus), o Dia Internacional dos Museus leva-nos a refletir sobre o papel dos espaços museológicos no desenvolvimento da sociedade. Este ano, o ICOM lançou o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, que nos leva a pensar sobre os museus enquanto lugares dinâmicos na promoção da mudança e inovação, ao mesmo tempo que preservam os valores fundamentais das nossas sociedades.
E que tal, para celebrar este Dia Internacional dos Museus, marcar uma visita a algum dos espaços da nossa Rede de Museus Escutistas? Fundada em 2018, a Rede de Museus Escutistas de Portugal conta atualmente com 7 museus, cujos espaços são visitáveis mediante marcação:
No Museu do CNE, em Lisboa, além da coleção permanente de objetos escutistas históricos, podes ainda visitar a exposição dedicada ao centenário da Flor de Lis. Patente nesta exposição estão os primeiros exemplares da nossa revista, ordens de censura, CD-ROMs do arquivo da Flor de Lis, entre outras peças emblemáticas. Além disso, poderás folhear alguns exemplares antigos da nossa publicação.
Podes visitar esta exposição até fevereiro do próximo ano no Museu do CNE. As visitas são gratuitas e devem ser marcadas previamente através deste formulário, a que também podes aceder pelo site museu.escutismo.pt.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.

Falar sobre saúde mental pode ser difícil mas é importante. Ser mentalmente saudável

Em 2026, o mapa escutista europeu junta várias oportunidades para Caminheiros e Companheiros

De 15 a 19 de Abril, a cidade de Verona, em Itália recebe

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.