O Programa de Apoio a Regiões é uma das prioridades da recém-eleita Junta Central, assim como, debater a situação presente, bem como estratégias de revitalização, do Escutismo naquela região.
Em Freixo de Espada-à-Cinta, o Chefe Nacional, Norberto Correia, o Secretário Nacional Pedagógico, Pedro Duarte Silva e o Secretário Nacional para a Gestão, Manuel Lavadinho, juntamente com os responsáveis regionais, liderados pelo Chefe Regional Luís Batista, reuniram-se como Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, para em conjunto fazerem eco das suas preocupações e estratégia para revitalização do Escutismo naquela diocese.
A redução do efetivo regional, sobretudo ao nível dos Pioneiros e Caminheiros, constitui o principal fator de preocupação, o qual não poderá deixar de ser visto no quadro sociológico e económico daquela zona do território nacional, onde pontuam um baixo índice de natalidade e uma forte migração dos jovens.
Em 2014, celebra-se o 90º aniversário do agrupamento nº 18, o mais antigo da região, que irá assinalar o momento com a inauguração de um campo escutista urbano, na cidade de Bragança.
Nessa mesma data, da parte da tarde, a Junta Central reuniu-se, com idêntico propósito, com a Junta Regional de Lamego, na sede regional sita em Armamar.
Esta região padece igualmente de uma redução do efetivo regional, tendo sido aventadas diversas dificuldades com que o Escutismo ali se depara, procurando-se estratégias de superação das mesmas.
Na sequência destas reuniões, a Junta Central irá propor a cada uma das regiões em apreço uma parceria que consubstanciará um programa conjunto visando a revitalização do Escutismo naquelas duas dioceses.
Texto de: Pedro Duarte Silva. Imagem de: CNE.