O Espaço 34 da Sede Nacional do CNE recebeu a apresentação do Livro do Frei Albertino Rodrigues “O Escutismo e a transmissão da Fé”.

Marcaram presença no Espaço 34, auditório da Sede Nacional do CNE amigos, escuteiros e companheiros de percurso do Frei Albertino Rodrigues.

A apresentação do livro “ O Escutismo e a transmissão da Fé” esteve a cargo do Padre Luís Marinho, Assistente Nacional do CNE que começou por realçar que “trazer este livro a público é celebrar o autor, celebrar o seu caminho e sobretudo convidar-nos a nós, leitores, a entrarmos nesta celebração”.

Durante a sua apresentação reforçou o trabalho desenvolvido neste livro “este trabalho do Frei Albertino é também um trabalho de inteligência. É claro que o Escutismo tem muito esta dimensão prática, o aprender fazendo, as atividades, a organização. Mas não há nada mais prático do que uma boa ideia, e as boas ideias não caem do céu aos trambolhões, são fruto da procura, da pesquisa, do trabalho racional e intelectual.”

Pedro Ribeiro, amigo e escuteiro, no agrupamento 73, de Carnide, onde o Frei Albertino foi Assistente fez referência ao homem e ao escuteiro “ Não vejo tanto o Albertino como um académico, vejo-o sobretudo como um homem de ação, uma ação muito sustentada, e este livro é prova disso, muito sustentado num conhecimento aprofundado sobre as coisas”.

A finalizar a apresentação o autor dirigiu-se a todos explicando um pouco todo o trabalho na elaboração deste livro “o que encontrei neste todo, que foi a construção deste livro, foi uma coisa muito bonita encontrei um pedacinho de Deus, nós cantamos tantas vezes o pedacinho de Deus, texto de mais tarde encontrei de B-P, onde ele acaba por dizer que é a alma do Escutismo, este pedacinho de Deus, este algo divino que há em cada um de nós, que o próprio Baden-Powell diz que é a alma do Escutismo”.

Este livro é o resultado da Tese de Mestrado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa e está publicado através da Editorial Franciscana – Braga.

Texto e fotografia de: Susana Micaela Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade