D. José Policarpo deixou o seu testemunho aquando da celebração do centenário da fundação do Escutismo.

No ano de 2007, aquando das comemorações do centenário da fundação do Escutismo D. José Policarpo deixou o seu testemunho com o título “O Escutismo, Escola de Humanização” publicado no número do Centenário do boletim Latitude 39 da Região de Lisboa.

No seu artigo enaltece a pedagogia escutista afirmando que “Este constituiu, certamente, a mais válida pedagogia educativa dos jovens, no séc. XX, antecipando-se, mesmo, à teorização das pedagogias, elaboradas, depois, pelas ciências da educação.
O escutismo é uma pedagogia de exigência e de alegria. É, fundamentalmente, uma busca da liberdade e da responsabilidade, da generosidade e do espírito de serviço, descobrindo que a pessoa se auto-compreende e auto-constrói, com outras pessoas; só se é pessoa, assumindo a responsabilidade de ajudar os outros a sê-lo.”

José Carlos Oliveira, Chefe Regional de Lisboa recorda D. José Policarpo como tendo um grande gosto pelo Escutismo e o seu testemunho no boletim Latitude 39 é bem demonstrativo do seu pensamento sobre os excelentes valores do nosso Movimento.

Podes ler o artigo na íntegra aqui

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Ricardo Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade