No ano de 2007, aquando das comemorações do centenário da fundação do Escutismo D. José Policarpo deixou o seu testemunho com o título “O Escutismo, Escola de Humanização” publicado no número do Centenário do boletim Latitude 39 da Região de Lisboa.
No seu artigo enaltece a pedagogia escutista afirmando que “Este constituiu, certamente, a mais válida pedagogia educativa dos jovens, no séc. XX, antecipando-se, mesmo, à teorização das pedagogias, elaboradas, depois, pelas ciências da educação.
O escutismo é uma pedagogia de exigência e de alegria. É, fundamentalmente, uma busca da liberdade e da responsabilidade, da generosidade e do espírito de serviço, descobrindo que a pessoa se auto-compreende e auto-constrói, com outras pessoas; só se é pessoa, assumindo a responsabilidade de ajudar os outros a sê-lo.”
José Carlos Oliveira, Chefe Regional de Lisboa recorda D. José Policarpo como tendo um grande gosto pelo Escutismo e o seu testemunho no boletim Latitude 39 é bem demonstrativo do seu pensamento sobre os excelentes valores do nosso Movimento.
Podes ler o artigo na íntegra aqui
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Ricardo Perna.