
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
A Operação Fátima deste ano trouxe aos voluntários do CNE uma surpresa inesperada: uma cadela perdida foi entregue aos escuteiros, que a ajudaram a encontrar um novo lar.
No decorrer da Operação Fátima, organizada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), um momento de ternura e responsabilidade social destacou-se entre as ações de apoio prestadas aos milhares de peregrinos: uma cadelinha perdida foi acolhida pelos escuteiros e, graças ao seu cuidado e espírito de serviço, encontrou um novo lar.
O animal, sem identificação e visivelmente desorientado, foi entregue no posto de apoio do CNE por um popular. De imediato, os escuteiros prestaram-lhe os primeiros cuidados e garantiram a sua segurança. Seguindo os procedimentos adequados, a cadelinha foi encaminhada para o canil municipal de Ourém, onde foi possível identificar o tutor através de microchip. No entanto, este optou por não a reclamar.
Foi então que, numa nova demonstração de solidariedade, o mesmo cidadão que a havia levado ao posto de apoio do CNE se ofereceu para a adotar, garantindo-lhe uma nova vida, agora partilhada com um novo companheiro canino: o “Buga”.
Este gesto espontâneo e generoso sublinha não só o impacto humano das ações escutistas no terreno, mas também o valor das redes comunitárias que se criam em torno da missão de servir.
Durante a mesma operação, os escuteiros colaboraram ainda na recolha de uma ave ferida, entregue aos elementos do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), reforçando o compromisso ambiental e de proteção animal do movimento escutista.
A história da cadelinha é mais do que um episódio isolado – é um exemplo claro de como o escutismo contribui para uma sociedade mais atenta, empática e solidária.
Texto e fotos: Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC).

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.