
MOOT, oportunidade de crescimento e descoberta
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
No fim de semana de 24 e 25 de maio de 2025, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou, de forma simbólica, o seu 102.º aniversário através de um acampamento organizado pelo Agr. 441 Castelões.
O agrupamento do Núcleo de Famalicão comemorou também o seu 50.º aniversário, num encontro que reuniu mais de 500 escuteiros sob o tema «Raízes que Inspiram».
A atividade desenvolveu-se a partir de uma reflexão simbólica, centrada na metáfora do plantar e cuidar de árvores, procurando desafiar cada escuteiro a reconhecer-se como uma semente de algo maior – alguém chamado a cultivar amizades, aprendizagens, valores e memórias que perdurem e se enraízem no tempo. O acampamento decorreu num ambiente de entusiasmo e união, com um programa diversificado que incluiu atividades escutistas, jogos, serviço comunitário, momentos de reflexão e cerimónias simbólicas. Estas iniciativas visaram promover o convívio, a aprendizagem e o reforço dos valores que caracterizam o Escutismo, tais como o espírito de grupo, a solidariedade e o respeito pela Natureza.
Estiveram presentes o Chefe Nacional, Ivo Faria; o Chefe Nacional Adjunto, Paulo Pinto; a Secretária Nacional para os Projetos, Inês Graça; a Chefe Regional, Catarina Miranda; o Chefe do Núcleo de Famalicão, Carlos Araújo; e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Mário Passos. A participação das referidas entidades reforçou a importância desta celebração no âmbito do Escutismo nacional e da comunidade local.
Durante a atividade, o Chefe Nacional realçou a fidelidade dos escuteiros à essência do Movimento, destacando a sua capacidade de continuar a «sentir o apelo de saírem das suas casas, das suas sedes, de pegarem na sua mochila, montarem as tendas, estarem uns com os outros a conviver, a cozinhar, a aprender, a crescer (…)».
Deste modo, o CNE comemorou os seus 102 anos de existência, reafirmando não só a solidez das suas raízes, como também o compromisso de cada escuteiro em continuar a cultivar, com dedicação e esperança, um futuro sólido e promissor para o Movimento.
Texto e fotos: Agr. 441 Castelões.
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference