
MOOT, oportunidade de crescimento e descoberta
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
A amizade é, sem qualquer dúvida, uma das maiores riquezas que levamos na nossa mochila da vida escutista. E não estamos a falar de amizades de ocasião ou só de verão, mas daquelas que nos marcam a sério, que resistem ao tempo, à distância e a todas as mudanças que a vida nos traz.
São nós reais, forjados no fogo da partilha, no suor dos desafios e no companheirismo vivido em cada aventura. Nascem dos risos partilhados com lama nos pés, do trabalho em equipa, das noites mal dormidas em abrigos e tendas, e das histórias contadas a contemplar as estrelas e das músicas entoadas à volta da fogueira. Crescem nas patrulhas, nos raids, nos jogos, nas longas caminhadas onde, muitas vezes, não sabemos exatamente para onde vamos, mas sabemos que vamos juntos.
Outras amizades nascem fora do nosso agrupamento, em atividades de núcleo, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais. São amizades com outros escuteiros de outros cantos do país, com pronúncias diferentes, histórias distintas, mas com algo muito forte em comum: a essência e os valores do escutismo.
Essas amizades têm um valor especial. Não precisam de Wi-Fi, nem de redes sociais, likes ou filtros para existirem. Não dependem da internet, mas sim de nós próprios, da vontade de nos darmos a conhecer, de estarmos verdadeiramente presentes e interessados nos nossos companheiros de caçada, de aventura, de empreendimento ou de caminhada.
Para quem vê de fora, podem parecer experiências simples, até arcaicas. Mas quem vive dentro do escutismo sabe: é nessa simplicidade que mora a força. São pequenos momentos que criam grandes laços. E laços que, como um bom nó escutista, quando bem feitos, não se desfazem facilmente.
Por isso, mais do que memórias ou fotografias, o que levamos connosco são pessoas, amigos, companheiros. Os verdadeiros nós que nos ligam.
Texto: João Tróia.
Foto: António Rendeiro.
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference