A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) procura, através do protocolo assinado, desenvolver sinergias com outras entidades para que possam, em conjunto, trabalhar ativamente na partilha de conhecimentos sobre o território e sobretudo na chamada de atenção para a temática da floresta a nível nacional.
No âmbito da responsabilidade social da universidade, o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia, assinou, na presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Profº Drº Francisco Gomes da Silva, um protocolo que oferece a todos os associados do CNE e respetivos familiares cinco isenções de propinas para alunos com a melhor média de ingresso e mérito nos escuteiros, no 1º ano do 1º ciclo do curso de Engenharia Ambiental.
A floresta em Portugal ocupa cerca de 3.3 milhões de hectares (1hectare ≈ 1 campo de futebol) em Portugal, gera postos de trabalho e contribui diretamente para o PIB industrial. Portugal é o país da Europa em que a floresta tem o maior peso no PIB.
Mas, esta enorme fonte de riqueza, a floresta, não tem sido devidamente aproveitada e está em crescente declínio. Os incêndios, as espécies de plantas em perigo devido a pragas devastadoras e a não transmissão/concertação de conhecimento entre diferentes entidades que trabalham em prol da temática têm sido alguns dos problemas que a floresta portuguesa enfrenta atualmente.
O protocolo foi também assinado por outras entidades tais como: os corpos de bombeiros, as organizações de produtores florestais e várias organizações não-governamentais envolvidas na educação ambiental.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Ana Costa.