Jubileu da Juventude leva milhares de jovens portugueses a Roma

Entre os peregrinos do Jubileu da Juventude em Roma, estiveram mais de 11 mil portugueses, incluindo escuteiros, que se juntaram a uma das maiores celebrações do Ano Santo.

Entre 28 de julho e 3 de agosto, Roma recebeu entre 800 mil e um milhão de jovens para o Jubileu da Juventude, segundo dados avançados pelo Expresso. O encontro, que seguiu a estrutura de uma Jornada Mundial da Juventude, começou com o registo e acolhimento dos participantes, seguindo-se uma semana de encontros nas praças da cidade, um dia penitencial no Circo Máximo, vigília com o Papa e pernoita ao relento, culminando com a missa em Tor Vergata no dia 3. 

Na homília da missa de domingo, o Papa Leão XIV apelou aos jovens para não se conformarem com «uma vida em que tudo é óbvio e parado» e escolherem «uma existência que se renova constantemente no amor», sublinhando que «comprar, acumular, consumir não basta». No Angelus, deixou uma mensagem de paz: «Estamos com os jovens de Gaza, com os jovens da Ucrânia, com os jovens de todas as terras ensanguentadas pela guerra… Vós sois o sinal de que é possível um mundo diferente.»

De Portugal, marcaram presença agrupamentos do CNE como o 1240 Murtal, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carcavelos-Parede para materializar esta viagem, o 134 Guarda, e o 212 São Pedro de Vila Real, que integrou uma peregrinação por Assis, Roma e Lourdes, reunindo 71 participantes entre escuteiros e seus familiares. «Foram dias de grande enriquecimento cultural e espiritual, que nos permitiram crescer, fortalecer laços, conhecer outras realidades e partilhar com diferentes culturas o espírito escutista que esteve sempre bem presente», destacou João Queirós, Chefe de Agrupamento do 212.

O primeiro Ano Santo foi instituído no ano de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, sendo celebrado primeiramente a cada 100 anos, passando depois a uma recorrência cinquentenária, até se fixar no modelo atual, celebrando-se o Jubileu a cada 25 anos. Quando se fechar a Porta Santa a 6 de janeiro de 2026, marcando o encerramento do Jubileu de 2025, esta voltar-se-á a abrir apenas em 2050.

Texto: Catarina Valada.

Fotos: Agr. 1240, 134 e 212.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade