Cerca de 40 caminheiros de 10 agrupamentos da Região de Leiria aceitaram o desafio “Lado a Lado” e viveram o ideal: “Ser caminheiro, é…”, a atividade focou-se na partilha, convívio, serviço e desenvolvimento dos “FACEIS”.
Após concentração em Leiria, o grupo foi dividido por duas terras: Ferreira do Zêzere e Pedrógão Grande, onde começaram, com o exemplo do caminheiro sertanejo do “A caminho do Triunfo”, a atividade de serviço, consistindo esta na animação seja de crianças, seja de idosos.
O dia seguinte foi dia de caminhada, 25km juntaram os dois clãs em Foz de Alge onde, em rover, puderam partilhar o fruto das suas vivências até então e reavivar o espírito do Caminheiro na região.
O último dia começou com o “Conselho do irmão mais velho” em que todos os participantes puderam participar no debate acerca da vivência da vida em clã, das dificuldades em trabalhar o progresso pessoal, da necessidade e importância de atividades deste tipo e do funcionamento da IV nos diferentes agrupamentos. Após a eucaristia, houve ainda oportunidade de aproveitar o bom tempo que se fazia sentir à beira rio.
Ao abandonar o local, o sentimento partilhado foi o reavivar do espírito de Caminheiro que desvanecia nesta região e a vontade de repetir a aventura “Lado a Lado”. Afinal, “A Caminhada do clã tem o tamanho dos sonhos dos Caminheiros que o compõem”.
Texto de: Joel Francisco. Fotografia de: JR de Leiria.