O português João Armando Gonçalves, escuteiro do Corpo Nacional de Escutas (CNE), foi eleito na Conferência Mundial do Escutismo a decorrer em Liubliana, Eslovénia, de 11 a 15 de agosto e vai presidir ao Comité Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista (www.scout.org) nos próximos três anos.
Após a reeleição para o Comité Mundial, que aconteceu na passada terça-feira, 12 de agosto, os candidatos eleitos reuniram entre si, votaram e decidiram que cargos cada um ocuparia no próximo triénio. João Armando Gonçalves,a cumprir um segundo mandato, foi eleito chairperson do Comité Mundial do Escutismo. A partir de hoje o português passa a ocupar o cargo mais importante do escutismo mundial.
As reações não tardaram a chegar ao CNE e D. Manuel Clemente, atual Patriarca de Lisboa, foi dos primeiros a dar os parabéns ao escutismo português.
“Parabéns ao CNE e ao Escutismo Católico – este mesmo que, na pessoa do Pe. Sevin, era considerado por BP como a melhor concretização da sua ideia!”
D. Manuel Clemente
Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas, também enviou uma mensagem ao CNE: “Que feliz notícia. Estou em Fátima, até hoje, e não deixar de pedir à Senhora que proteja o novo Presidente do Comité Mundial do Escutismo ao longo da sua missão.”
Este comité constitui a direção do movimento escutista, o maior movimento de jovens do mundo, composto por cerca de 40 milhões de escuteiros, originários de mais de 216 países e territórios.
João Armando Gonçalves foi eleito pela primeira vez para o Comité Mundial do Escutismo na 39ª Conferência Mundial do Escutismo, no Brasil, em janeiro de 2011, sendo reeleito agora como presidente.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Conferência Mundial do Escutismo.