A atividade teve como ponto de partida um empreendimento, com o imaginário “Forrest Gump”, sob o lema “juntos percorremos qualquer distância”. Contudo, o verdadeiro destino não foi Compostela, mas sim o caminho do Coração.
“Ruma sob o céu e as estrelas “ foi o lema do guia espiritual destes peregrinos, que utilizaram como inspiração a história da vida de Teodoro, companheiro e portador da memória de Tiago, criando assim reflexões e dinâmicas que os acompanharam ao longo dos dias, convidando-os à escuta interior, à Partilha e União.
Esta rota, que teve início em Valença do Minho, prosseguiu por Mos, Pontevedra, Caldas de Reis, Padrón, encerrando-se em Santiago de Compostela. O que totalizou, aproximadamente, 117 km de caminhada.
Dos 35 participantes, dois assumiram a responsabilidade de conduzir a carrinha de apoio, prestando auxílio sempre que necessário, distribuindo água e alimentos e garantindo a segurança do grupo. A par deste apoio logístico, a presença de uma equipa de primeiros socorros e bem estar revelou-se fundamental, assegurando os cuidados de saúde no final de cada etapa.
Paralelamente à presença desta equipa médica, logística e espiritual, destaca-se a perseverança de diversos membros do grupo, e realça-se, de forma especial, a presença do pároco Alberto, cuja aceitação deste desafio deixou em todos um profundo sentimento de gratidão.
Ao fim de cinco dias a caminhar em conjunto, aprenderam que cada um tem o seu ritmo, o seu lugar, o seu dom… e que cada um carrega em si algo mais que o pó dos sapatos. Carrega histórias, nomes, gratidão… sementes que têm de ser cultivadas. Tal como as árvores dão frutos para os outros, também nós fomos feitos para partilhar aquilo que recebemos. E tal como o céu é belo porque tem muitas estrelas, a comunidade é forte porque tem muitos dons.