A nova parceria educativa “Leave No Trace” tem como principal objetivo transmitir pequenos gestos que ajudam a minimizar o impacto das atividades de campo em áreas protegidas ou com elevado valor ecológico, evitando assim futuras restrições de acesso.
Aos caminheiros que participaram neste workshop, foram colocadas questões sobre os seus comportamentos e testado o seu conhecimento sobre as técnicas utilizadas para reduzir o seu vestígio. Fizeram de seguida um pequeno jogo que serviu para explicar o princípio “caminha e acampa em superfícies resistentes” e por fim, foram apresentados alguns exemplos e cuidados a ter para cumprir os sete princípios “Leave No Trace”.
Este workshop conseguiu fomentar o espírito critico sobre a forma como realizamos as nossas atividades e reforçar o apelo a todos para reduzir o nosso vestígio procurando deixar o mundo melhor do que encontrámos.
O BioDiversity4All, o mais recente parceiro do CNE, também esteve presente no Dravim. Neste workshop os participantes ficaram mais alerta para a natureza que os rodeia, aprendendo a fazer pequenos registos de observações de plantas, animais e fungos e verificando a importância destas observações, tanto para eles, como para a comunidade científica
Texto de: Paulo Santos. Fotografia de: Agrupamento 255.