Caderno de caça: Lobitos do 890 em aventura…

Este verão, a Alcateia 13 do Agrupamento 890 Évora realizou uma atividade em Assis e Roma, Itália. Embarca nesta aventura pelos olhos da Lobita Maria, que partilhou connosco o seu caderno de caça!

Dia 1

Começámos esta aventura com uma viagem de autocarro até ao aeroporto. Fizemos uma viagem longa, mas muito divertida de avião. Eu fiquei sentada no lugar 131F com a Margarida e com o Haiti. Ele gostou muuuuitooooo da companhia… “Olá Maria!!!”

Quando chegámos, fomos de autocarro até Assis. Ficámos num parque de campismo onde fomos divididos por cabanas. Eu fiquei na cabana com a Benedita, a Giovana e a Bianca. A nossa chefe era a Cotique. As cabanas tinham dois quartos e uma casa de banho. Depois de deixarmos as mochilas grandes, fomos jantar. O meu jantar foi mini hambúrgueres, estavam muito bons!

Quando acabámos de jantar, formámos os bandos:

 

Bando São Francisco:

  • Vicente
  • Margarida
  • Francisco
  • Benedita A
  • Benedita C
  • Samuel 

 

Bando São Rufino

  • Joana
  • Guilherme
  • Miguel
  • Giovana
  • Maria M
  • José Maria

 

Bando Santa Clara

  • Maria R
  • Bianca
  • José L
  • Sebastião
  • Sara
  • João Maria

 

Depois fomos dormir para ganhar energia para o dia seguinte.

Dia 2

No fim do belo pequeno-almoço, seguimos viagem de carrinha até ao centro de Assis. De seguida, fomos a pé até à Basílica de São Francisco. São Francisco é o patrono dos Lobitos. No fim da visita fomos a pé até São Damião. Durante a caminhada parámos “para ver a paisagem”… ou talvez para descansar as pernas!!!

Quando os chefes nos chamaram, dissemos todos em coro: Nãaaaaooooo!!!

Quando chegámos a São Damião devorámos um delicioso cachorro-quente. De barriga cheia visitámos a Basílica.

No fim, passamos a visitar a Basílica de Santa Maria dos Anjos, a Porciúncula. No jardim desta Basílica existem rosas sem espinhos, que só nascem neste sítio. Segundo a lenda, São Francisco de Assis num dia de tentação decidiu atirar-se para as rosas e Jesus para que ele não se magoasse retirou os espinhos das rosas. Desde então, neste sítio só nascem rosas sem espinhos.

Voltámos a campo, lá nos vestimos todos contentes para ir à piscina, mas as toucas não chegaram a tempo.

Plano furado, banho tomado!!!

Enchemos a “caixa dos queques” com um belo jantar da Matcá e fomos dormir!

 

Dia 3

Começámos o dia a subir até ao Ermitério de São Francisco. No início estávamos todos muito entusiasmados, mas esse entusiasmo foi desaparecendo à medida que subíamos a colina…. Estávamos sempre a pedir para parar!

Então o Balu decidiu inventar uma brincadeira: se ele passasse por alguém, essa pessoa não ia à piscina. De repente, começámos todos a andar mais depressa! A ideia do Balu resultou mesmo!

Quando chegámos ao Ermitério, fomos logo almoçar, mas antes de comer, rezámos a Oração do Lobito.

Depois fomos visitar o Buraco do Diabo (que medo!) e também as grutas onde os irmãos franciscanos rezavam. Foi muito giro ver onde eles ficavam em silêncio.

Quando acabámos a visita, chamaram um táxi para nos levar até cá abaixo, porque a colina era muito alta!

Ainda fomos visitar a Catedral de São Rufino, o padroeiro de Assis. Foi lá que São Francisco e Santa Clara foram batizados! A seguir fomos ver a casa dos pais de São Francisco, que agora é a Igreja Nova. Sabiam que ele foi preso nessa casa pelos próprios pais? Que história!

Depois visitámos a Igreja de Santa Maria, onde está o túmulo do Carlo Acutis. Fez um bocado de impressão ver, mas foi especial.

Por fim, antes da merecida piscina, ainda tivemos tempo de visitar a Basílica de Santa Clara, onde está a Cruz de São Damião.

Foi mais um dia cheio de descobertas!

 

Dia 4

Fomos para Roma de manhã, de autocarro. Durante a viagem fizemos um grande concerto! Cantámos todas as músicas que conhecíamos até ficarmos sem nenhuma para cantar.

Quando chegámos a Roma, fomos deixar as malas à sede escutista. Achámos a sede pequena, mas muito gira. Os lenços deles eram muito diferentes dos nossos e também muito engraçados.

Depois apanhámos o autocarro para ir apanhar o metro. Fomos até ao sítio onde a Àquelá combinou encontrar-se com o Padre Fernando. Quando o vimos, achámos que ele estava muito diferente! Ficámos tão contentes que toda a gente gritou!

Fomos todos juntos almoçar. Comemos sandes com ovo e salsicha. Estavam muito boas!

Depois do almoço, começámos a nossa visita por Roma. Fomos a pé à Basílica Santa Maria Maior, onde está o tumulo do Papa Francisco, bonito e muito simples, tal como ele era.

Entrámos por uma das Portas Santas, que só está aberta nos anos de Jubileu!

Fomos ainda neste dia, ao Coliseu, ao monumento Vitor Emanuel II, à Fonte de Trevi, ao Panteão e à Piazza Navona.

Estava um calor que parecia o Alentejo!

Ao fim do dia fomos jantar a uma fast food. Comemos pizza de brócolos (que era obrigatória!) e uma à escolha. Eram boas, mas não tão boas como as de Assis. Jantámos sentados nos bancos de um jardim.

A seguir tivemos de correr para apanhar o metro, mas ele avariou! Tivemos de correr outra vez para apanhar o autocarro. Foi uma grande confusão!

Quando finalmente chegámos à sede, estávamos muito cansados. Fomos logo dormir. Ufa, que dia!

 

Dia 5

De manhã arrumámos as mochilas e vestimo-nos. Quando estávamos todos prontos, fomos de metro com as mochilas às costas até ao sítio onde o Padre Fernando nos ia encontrar. Chegámos ao mesmo tempo!

Depois fomos com ele até ao colégio onde ele trabalha, e deixámos lá as mochilas grandes. O colégio era muito grande e tinha muitas escadas!

A seguir fomos à Basílica de São Pedro. Para entrar tivemos de passar pelos seguranças. Foi uma grande confusão! Ficaram com a navalha e com os talheres da Cotique.

Queríamos ver o Papa Leão, mas a Aquelá não quis esperar pela missa porque tinha um bando de lobitos com muita fome. Então fomos ao McDonald’s. Que saudades!

O Padre Fernando foi connosco até ao autocarro. Lá despedimo-nos dele com muita pena. Apanhámos o autocarro para o aeroporto e adormecemos logo. Só acordámos quando lá chegámos!

Já no avião, íamos muito contentes e com muitas histórias para contar aos pais que estavam à espera em Lisboa.

Foi uma viagem maravilhosa e que nunca me vou esquecer! Tinha muito medo de ir, mas ainda bem que fui!

É muito bom ser lobita e temos os melhores chefes do agrupamento! Já estou à espera da próxima viagem!

 

Em Assis serei Feliz!!!

Texto: Lobita Maria Mourão (com grande ajuda da Margarida Mourão).

Fotos: Alcateia 13 do Agr. 890 Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Participa no Africa Scout Moot 2026 em Joanesburgo!

Entre 1 e 8 de agosto de 2026, Arrowe Park, em Benoni, Joanesburgo, irá receber o 2.º Scout Moot africano, uma atividade internacional organizada pelos Scouts South Africa. Se queres participar, comunica o teu interesse à Secretaria Internacional do CNE.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade