Clã de Recarei “Os Boanerges” vence o XXIV FESCUT

Num clima de espírito escutista e muita música, o XXIV FESCUT regressou às «Origens», juntando 301 Caminheiros de cinco regiões num fim de semana marcado pela partilha, que sagrou vencedor o Clã São João Evangelista “Os Boanerges”, do Agr. 1371 Recarei.

Realizado entre 10 e 12 de outubro, em São Mamede de Infesta e Lavra, Matosinhos, o XXIV Festival Nacional de Canção Escutista foi organizado pelo Clã 9 do Agr. 143 São Mamede de Infesta, que obteve o 2º lugar na competição em 2024, e decorreu sob o tema “Origens – Onde Tudo Começa”. Lembrando que «somos feitos do campo, das estrelas, da brasa, do mais simples», o XXIV FESCUT teve uma particularidade especial: o festival foi vivido em regime de acampamento, à semelhança da 1ª edição, como o método escutista dita. 

Camila Santos, membro da organização do XXIV FESCUT e à data Caminheira, partilhou com a Flor de Lis que a escolha do tema se prendeu, desde os primeiros passos desta edição, à vontade de relembrar os Clãs que o que os leva ao FESCUT não é só a competição: «Logo de início a primeira questão que nos foi colocada foi “o que é que é para vocês o FESCUT?” e essa foi a base do nosso trabalho. A primeira palavra que nos veio foi “origens” (…) Era isso que nós queríamos para os Clãs, queríamos que eles sentissem que o FESCUT é voltar às origens, à base do Escutismo.» Desde a escolha do formato em acampamento ao Fogo de Conselho, esta edição do festival procurou evocar o que há de mais fundamental no método escutista. «Não é só música, é vivência», relembrou Camila.

Com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora e da Comissão de Pais do Agrupamento de São Mamede, o festival reuniu 19 clãs, dos quais 13 estiveram a concurso, representando as regiões do Porto, Aveiro, Braga, Lisboa e Setúbal. A atividade incluiu momentos de jogo, dinâmicas, serviço e, claro, muita música, culminando no espetáculo principal, que teve lugar na noite de 11 de outubro, no Auditório de Lavra.

O Clã São João Evangelista “Os Boanerges”, do Agr. 1371 Recarei, conquistou o 1.º lugar e o prémio de Melhor Interpretação. O Clã 93 Divino Salvador de Moreira da Maia (Agr. 902) ficou em 2.º lugar e arrecadou também o prémio de Melhor Vídeo, enquanto o Clã 25 Aristides Sousa Mendes, do Agr.136 Santo André de Esgueira, completou o pódio com o 3.º lugar. A distinção para Melhor Letra foi atribuída ao Clã 19 Santo Condestável, do Agr. 5 de Ronfe.

Como o Clã vencedor e o segundo classificado pertencem à Região do Porto, que recebeu a edição deste ano, o XXV FESCUT será organizado pelo Clã 25 Aristides Sousa Mendes, do Agr. 136 Santo André Esgueira, que conquistou o 3º lugar. Regressa assim o festival à sua terra natal, a Região de Aveiro, onde surgiu em 1999. Um voltar às origens, em todos os sentidos.

Texto: Catarina Valada.

Fotos: Nuno Martins e Ricardo Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Participa no Africa Scout Moot 2026 em Joanesburgo!

Entre 1 e 8 de agosto de 2026, Arrowe Park, em Benoni, Joanesburgo, irá receber o 2.º Scout Moot africano, uma atividade internacional organizada pelos Scouts South Africa. Se queres participar, comunica o teu interesse à Secretaria Internacional do CNE.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade