Cerca de 175 conselheiros assistiram à abertura do Conselho Nacional de Representantes (CNR) esta manhã, 22 de novembro, em Fátima. A Secretária Nacional para o Ambiente e Prevenção, Ana Costa, escolheu o período antes da ordem do dia para anunciar aos conselheiros que o Núcleo Este da região do Porto vai acolher a Base Nacional do Jota Joti em 2015.
O Chefe Nacional Adjunto, António Theriaga, restabeleceu a verdade dos factos sobre o recente caso de pedofilia que envolveu um dirigente do CNE. Alguma coisa vai ter de mudar na nossa atuação no que diz respeito à relação entre jovem-adulto, explicou António Theriaga.
O Secretário Nacional Pedagógico, Pedro Duarte Silva, aproveitou o momento para anunciar alguns dos projetos da Secretaria Nacional Pedagógica (SNP) tais como: a celebração dos 25 anos dos direitos das crianças; o Azimute gabinete de estudos do CNE e o Percurso Inicial de Formação. Também no âmbito dos projetos da SNP João Sousa, adjunto do Secretário Nacional Pedagógico, explicou o projeto da Avaliação do Programa Educativo e o Rover Ibérico 2015.
O Secretário Internacional, Joaquim Freitas, anunciou aos conselheiros a iniciativa Luz da paz de Belém e a escolha de Portugal para receber a edição 2015 da atividade Academy.
Foi anunciado pela Mesa dos Conselhos Nacionais que, doravante, todos os ex-chefes nacionais, que ainda se encontrem no ativo, irão se convidados a estar presentes nos CNR. Neste Conselho marcaram já presença Luís Lidington e Vítor Faria. O Chefe Carlos Alberto Pereira não esteve presente por motivos de ordem pessoal.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Susana Micaela Santos.