De acordo com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o bullying caracteriza-se por um conjunto de comportamentos agressivos e repetidos, entre pessoas em posições semelhantes. Este «assume um padrão continuado, ocorrendo de forma repetida ao longo do tempo», «pressupõe a existência de um desequilíbrio de poder entre vítima e agressor/a, o que coloca a vítima numa situação de maior fragilidade e vulnerabilidade» e «tem como objetivo causar mal-estar e sofrimento, humilhar e controlar a vítima». No Escutismo, onde os valores de respeito, inclusão e cooperação são estruturais, é essencial promover relações saudáveis e estar atento a sinais de abuso físico, verbal ou psicológico.
Como resposta, o projeto “Segura-te!”, integrado no programa Escutismo: Movimento Seguro, foi criado para apoiar dirigentes e jovens a viverem a prevenção de forma prática. Este conjunto de ferramentas propõe dinâmicas adaptadas às quatro secções.
A girafa Shamira, mascote do projeto, tem algumas dinâmicas que te podem ajudar nesta temática:
1. Porque é que as pessoas fazem Bullying?
Dinâmica compatível com a II e III Secção
Descrição da dinâmica:
- Descarregar o vídeo disponível neste link.
- Preparar um computador e um ecrã para projetar o vídeo.
- Preparar folhas de papel e canetas para os participantes.
- O dirigente apresenta a sessão e mostra o vídeo aos participantes. É um vídeo sem diálogos que ilustra a história de uma vítima e de um bully e seus antecedentes.
- Em pequenos grupos, o dirigente pede aos participantes que listem os diferentes motivos que levarem o bully a agir dessa maneira.
- Cada pequeno grupo partilha as suas respostas com todos. Para aprofundar, o dirigente pode oferecer mais explicações sobre bullying: «As principais razões do bullying estão geralmente associadas a questões pessoais. Isso pode incluir stress e traumas, baixa autoestima, terem potencialmente também sido alvo de bullying, dificuldades na vida familiar, relacionamentos inseguros.»
2. Frasco de boas palavras
Dinâmica compatível com a I, II e III Secção
Descrição da dinâmica:
- No espaço da secção, colocar um frasco.
- Explicar ao grupo que o principal objetivo do frasco é ser fonte de inspiração entre eles.
- Cada elemento, de forma espontânea e sem momento concreto, ao longo de todos os momentos na sede, deve colocar no frasco palavras ou frases que sintam que podem inspirar alguém à sua volta.
- Ao longo do ano, cada elemento, sempre que sentir necessidade, retira um papel do frasco.
3. Ilha das emoções
Dinâmica compatível com a II, III e IV Secção
Descrição da dinâmica:
- Explicar aos elementos que a atividade tem como objetivo explorar e entender diferentes emoções, além de desenvolver habilidades de liderança e trabalho em grupo.
- Distribuição dos Cartões: Cada sub unidade recebe um conjunto de cartões com diferentes emoções.
- Cenário da Ilha: Criar um cenário fictício onde cada sub unidade está numa ilha deserta e precisa construir uma ponte emocional para se conectar com outras ilhas (subunidades)
- Discussão em Equipa: Cada subunidade deve discutir e escolher uma emoção para representar. Cada elemento e respetiva subunidade, devem pensar em situações em que essa emoção pode surgir, em atividades escutistas, e como lidar com ela de maneira positiva.
- Apresentação: Cada grupo apresenta sua emoção escolhida para os outros grupos, explicando a situação e a forma de lidar com a emoção.
- Construção da Ponte: Após as apresentações das emoções, as subunidades devem trabalhar juntas para construir uma “ponte emocional”. Devem criar estratégias para se ajudar uns aos outros a lidar com as emoções apresentadas, promovendo a empatia e a cooperação.
Explora estes e outros recursos na Loja de Dinâmicas do Segura-te!, disponível aqui.
Estas dinâmicas têm como objetivo sensibilizar para a não-violência e cooperação entre pares, não sendo uma solução para uma situação ativa de bullying. No caso de estarmos perante uma situação de violência dentro da nossa associação, a Estrutura de Suporte E:MS está encarregue de abordar, documentar, reportar e reagir a preocupações ou ocorrências que possam ameaçar a segurança dos escuteiros. Para tal, está aberto um canal de comunicação para que todos, sejam ou não associados do CNE, possam reportar preocupações ou ocorrências no âmbito da proteção e segurança de crianças e jovens – abusos, bullying, cyberbullying, comportamentos aditivos ou qualquer outra ameaça ao ambiente seguro – através do formulário disponível aqui.
Podes, também, recorrer à APAV, que disponibiliza apoio gratuito e qualificado tanto a vítimas de bullying como aos seus familiares e amigos através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita disponível em dias úteis das 08h às 23h).