Quando o Homem perde a sua humanidade, o que nos espera? (… ) uma política, uma sociologia, uma atitude «do descartável»: descarta-se o que não serve, porque o Homem não está no centro. (…) Portanto, a ideia é salvar o Homem, no sentido que volte para o centro: da sociedade, dos pensamentos, da reflexão.(…) É o rei do Universo! E esta não é teologia, não é filosofia é a realidade humana. Com isto, vamos em frente. Papa Francisco
Com cerca de 700 participantes e subordinada ao tema “Recolocar o Homem no centro da sociedade, do pensamento e da vida”, a Conferência teve inicio com a comunicação de Fabrice Hadjadj, filósofo, escritor, dramaturgo e Membro do Conselho Pontifício para os Leigos da Santa Sé.
Ao longo do dia foram dinamizados ateliers que abordam diversas temáticas, tais como: Desafio nas Urgências do Mundo na vida e na ecologia humana e do planeta; na família humana; na comunidade política; no desenvolvimento económico e social; no progresso cultural e na paz internacional.
Breves apontamentos culturais de música e dança, uma exposição de arte e uma feira de livros complementaram o programa da Conferência.
Texto de: Carla Simões. Fotografia: Nelson Pantaleão.