CNE junta-se ao desafio internacional Mini 30×30 para promover a literacia oceânica

O Departamento Nacional de Ambiente, em parceria com o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul, integra o Mini 30×30, um movimento que desafia crianças e jovens a aprender, refletir e agir pelas Áreas Marinhas Protegidas (AMPs), apoiando o objetivo internacional de proteger 30% do oceano até 2030.

Criado para estudantes dos 4 aos 18 anos, o Mini 30×30 pretende envolver escolas e organizações juvenis numa experiência educativa que combina literacia ambiental, participação cívica e ação concreta. O movimento ganhou força internacional após ter sido apresentado na 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), onde uma carta aberta assinada por 9355 estudantes de 27 países foi entregue às Nações Unidas, apelando à liderança política pela proteção do oceano.

No CNE, a participação passa por quatro passos simples. Primeiro, cada secção é convidada a explorar o kit educativo disponível em students4ocean.com, que inclui jogos, vídeos, diapositivos, guias para educadores e atividades práticas adaptadas a várias idades. Depois, é lançado um debate: “Concordamos com a carta aberta às Nações Unidas?” Segue-se o momento de escolha, no qual cada grupo vota nos três benefícios das AMPs que mais valoriza, como a preservação da biodiversidade, a proteção contra a sobrepesca ou a mitigação das alterações climáticas. Por fim, os resultados são submetidos através do formulário oficial do desafio, disponível aqui.

As AMPs são definidas como espaços geográficos localizados abaixo do nível do mar com regras que limitam atividades humanas. São consideradas uma das ferramentas mais eficazes para restaurar ecossistemas marinhos, travar a perda de biodiversidade e promover um uso sustentável dos recursos oceânicos. O objetivo 30×30, proteger 30% do oceano até 2030, é reconhecido pela ONU como um passo crucial para garantir um futuro saudável para o planeta.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: Mini 30×30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa em encontro europeu de centros escutistas, em Itália

O CNE esteve representado na edição de 2025 do ECMC – Conferência Europeia de Diretores de Centros Escutistas e Guidistas (European Guide & Scout Centre Manager’s Conference, na língua inglesa), que decorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025 no centro escutista Base Scout Mario Mazza, em Verona, Itália.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade